Silverstone, Mônaco e Interlagos: quais os circuitos mais tradicionais da Fórmula 1

Competição de esporte a motor mais popular do mundo, a Fórmula 1 também traz alguns circuitos lendários em seu calendário. Conheça alguns deles

O Mundial da Fórmula 1 é a principal competição dentro do esporte a motor, assim como também é o torneio preferido dos fanáticos das corridas de automóveis a nível mundial.

Sua história começou no início do século XX, graças às competições de Grand Prix que se disputavam na Europa. Depois de alguns anos de corridas individuais, no dia 13 de maio de 1950, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou a prova inaugural no circuito de Silverstone, na Inglaterra. A partir desse momento, o campeonato de Fórmula 1 se organiza todos os anos sem interrupções.

Na atualidade, cada vez mais fãs economizam dinheiro ou fazem apostas na bet365 para tentar a sorte e desta forma ter a oportunidade de ver as corridas de perto nos diferentes circuitos.

Os principais circuitos da Fórmula 1

O Mundial de Fórmula 1 é o campeonato que agrupa uma série de corridas denominadas GPs. A maioria dos circuitos onde acontecem as corridas são autódromos, porém, em ocasiões também se utilizam espaços em ruas ou estradas.

A seguir, vamos lhe apresentar os circuitos preferidos dos fãs. Confira!

Silverstone

Se além de ser fanático do automobilismo, você gosta dos locais que representam uma parte importantíssima da história deste esporte, não pode deixar de conhecer o circuito de Silverstone no Reino Unido, pois ele foi o primeiro que recebeu um GP, em maio de 1950. Nessa corrida, o vencedor foi Giuseppe Farina, que pilotava um carro da escuderia Alfa Romeo.

Outros dos grandes vencedores deste circuito foram o piloto francês Alain Prost, que ganhou em 5 oportunidades nesse circuito, e o espanhol Fernando Alonso, que venceu duas vezes, nos anos 2006 e 2011.

O circuito Silverstone está localizado em meio a cidades pequenas e tradicionais, longe das grandes urbes inglesas. Em consequência, acessar este território pode ser um pouco complicado. No entanto, é um local ideal para escapar da realidade e se aprofundar no mundo da Fórmula 1.

Mônaco

Mônaco é uma das pistas mais tradicionais da F1 (Foto: Williams)

Gosta das corridas e também do glamour? Além de ser um dos mais reconhecidos pelos fãs, o circuito do Principado de Mónaco é sinônimo de elegância e distinção dentro do mundo do automobilismo.

Consiste em uma pista feita dentro da cidade, onde os pilotos beiram os 300 km/h nas apertadas ruas do Principado. Manobrar em caminhos estreitos e curvas pronunciadas não é tarefa muito simples, por isso esta corridas é uma das preferidas dos pilotos.

Interlagos

Pensou que para assistir a Fórmula 1 era preciso ir para outro continente? A competição de automobilismo mais famosa do mundo também está presente no Brasil, especificamente no estado de São Paulo.

Inaugurado em maio de 1940, foi sede de mais de 35 GPs desde 1973. O circuito, que obteve seu nome devido a que está localizado numa região que fica entre dois lagos artificiais, foi testemunha de vitórias de diferentes pilotos ao longo de sua história. Um deles foi o espanhol Fernando Alonso, que se tornou campeão mundial nos anos de 2005 e 2006 com a escuderia Renault.

Além de ser o local onde se realizam corridas que compõem a Fórmula 1, o Interlagos é sede das principais competições de automobilismo do Brasil, assim como também de festivais de música internacionais, como o Lollapalooza.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.