Smedley diz que asa da Williams “certamente era legal” após Red Bull suspeitar de irregularidade

O engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley, garantiu que as asas dianteiras do time de Grove estavam em completo alinhamento com o permitido pelas regras, dizendo que a FIA chegou a testar antes da prova. Smedley ainda apontou a Horner o artigo específico que proíbe o uso de dispositivos aerodinâmicos móveis no carro

Rob Smedley, engenheiro-chefe da Williams, defendeu a equipe da sugestão de Christian Horner, de que as asas dos carros de Valtteri Bottas e Felipe Massa pareciam se mover demais sob pressão aerodinâmica. Isso, após o chefe da Red Bull assumir que o time havia ido longe demais no projeto de sua asa, motivo pelo qual Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel foram desqualificados da classificação para o GP de Abu Dhabi.
 
De acordo com Smedley, a FIA testou várias abas de asas dianteiras, incluindo a da Williams, e não encontrou qualquer aspecto que burlasse as especificações requeridas pela organização.  
Rob Smedley defendeu a WIlliams da sugestão de irregularidades nas asas (Foto: Getty Images)
"Eu acho que a FIA testou algumas abas de asas dianteiras, certamente a nossa foi testada, e passou como sendo normal. Tivemos conversas com a FIA durante o final de semana, e no final eles estavam contentes com o que estávamos fazendo, porque não estávamos infringindo as regras. O que outros times estão fazendo eu não posso comentar, mas certamente o nosso era legal", disse.
 
Smedley ainda disse que acredita que Horner esteja ciente do fato de que todas as equipes estão fazendo o máximo para melhorar seu desempenho, mas apontou uma ponto específico no livro de regras que impede a Red Bull de fazer o que tentou.
 
"Estou certo de que Horner sabe de que todos os times estão fazendo tudo em suas mãos. Só depende de o quão longe você está indo nisso. Há no conjunto de regras um artigo muito claro sobre você não poder ter dispositivos aerodinâmicos móveis no carro, 0 artigo 3.15", encerrou.
 
No fim das contas, a Red Bull e a Williams terminaram a temporada 2014 com o segundo e terceiro lugares do Mundial de Construtores.
O MELHOR FELIPE

O excelente desempenho de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi do último domingo deixou o engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley, encantado. O inglês, que trabalhou com o piloto durante oito temporadas na Ferrari e o conhece muitíssimo bem, não hesitou ao dizer que viu na Marina de Yas “o melhor Felipe”.

Massa, que largou em quarto, pulou para terceiro na largada e ganhou mais uma posição com os problemas mecânicos de Nico Rosberg. Apresentando um excelente ritmo, foi o único que usou dois jogos de pneus supermacios e pressionou Lewis Hamilton nas voltas finais para tentar vencer. Smedley foi só elogios ao desempenho do brasileiro.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

HAMILTON × ROSBERG
AS 100 MELHORES IMAGENS

Lewis Hamilton entrou no último domingo (23), em Abu Dhabi, para o seleto grupo de bicampeões da F1. Com uma vitória segura na derradeira etapa da temporada 2014, o inglês da Mercedes derrotou o companheiro de equipe Nico Rosberg, com uma vantagem de 67 pontos. Mas o campeonato deste ano foi bem mais acirrado do que essa diferença indica.

O GRANDE PRÊMIO fez uma seleção das 100 melhores imagens dessa intensa batalha. A galeria especial conta a história de como Hamilton conseguiu vencer o Mundial pode ser vista aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.