Smedley reclama de críticas e diz que Massa seria campeão por 20 pontos em 2008: “A equipe falhou com ele”

O engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley, afirmou que a Ferrari impediu Felipe Massa de ser campeão mundial, e que não se leva isso em conta nas duras críticas que frequentemente são feitas ao brasileiro: “Temos dois pilotos muito, muito bons”

As críticas que frequentemente são feitas a Felipe Massa são injustas, de acordo com Rob Smedley, engenheiro-chefe da Williams. Segundo ele, trata-se de um piloto que seria campeão mundial se a equipe não tivesse atrapalhado em momentos cruciais.
 
Smedley, que começou a trabalhar com Massa como engenheiro de corrida do piloto na Ferrari em 2005 e se mudou junto dele para a Williams no ano passado, defendeu o brasileiro após o pódio conquistado no GP da Áustria.
 
Há uma semana, em Spielberg, Massa largou em quarto, aproveitou um erro da Ferrari para tomar o terceiro lugar de Sebastian Vettel e se defendeu do tetracampeão até a reta de chegada. Foi seu 40º pódio no Mundial de F1.
Massa conseguiu, no GP da Áustria, seu primeiro pódio de 2015 (Foto: AP)
“Eu trabalho com o Felipe há mais de dez anos, e eu acho que alguns de vocês da imprensa fazem um trabalho muito bom ao escrever mal dele, e vão continuar fazendo, dizendo que ele não é um piloto de ponta. Ele é um cara que ficou a um ponto de um título mundial. Não chegou lá por acaso, e a equipe falhou com ele em 2008”, afirmou.
 
“Eu não tento esconder, a equipe falhou com ele. Operacionalmente, fomos muito mal. Ele teria vencido o campeonato por 20 pontos, o que, com o sistema de pontuação atual, é coisa de 40, 50 pontos. Então isso não aconteceu por acidente”, falou.
 
Massa perdeu pontos importantes na reta final de 2008 com problemas que fugiram ao seu controle, com o motor que explodiu a três voltas da vitória no GP da Hungria e a mangueira que ficou presa no carro no pit-stop enquanto ele liderava o GP de Cingapura. O título acabou decidido na última curva do GP do Brasil, com a famosa ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre a Toyota de Timo Glock para garantir os pontos da quinta posição.
 
“Ele teve bons momentos, maus momentos. Mas é um piloto muito, muito astuto, e muito confiante. Eu realmente não acho que, dentro da equipe, temos um piloto que é melhor que o outro, ou que temos um piloto em quem confiamos mais que o outro. Temos dois pilotos muito, muito bons”, elogiou.
VIU ESSA? OS MOMENTOS QUE DERAM O TÍTULO A PIQUET NA F-E

determinarTipoPlayer(“15520559”, “2”, “0”);

Smedley destacou não só o modo como os dois pilotos empurram um ao outro, mas também os times que trabalham com cada um deles. O inglês destacou que os engenheiros sempre estudam o trabalho uns dos outros para descobrir onde é possível evoluir.
 
“Você tem um piloto à frente em um fim de semana, e depois disso, o time de engenharia do outro vai olhar para aquelas informações prestando grande atenção aos detalhes, a quantidade de detalhes que eu acho necessária, e vão vir à frente na corrida seguinte. É bom que eles estejam evoluindo assim”, acrescentou.
 
A próxima etapa do campeonato acontece neste fim de semana, em Silverstone, no Reino Unido.
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.