Susie Wolff acredita que vai correr pela Williams durante sessão de testes com jovens pilotos

Mulher de Toto Wolff, ex-diretor-técnico da Williams e atual comandante da Mercedes, Susie Wolff acredita que é a pessoa certa para guiar o FW35 durante os testes com jovens pilotos. Irritada, a escocesa disse que não há motivos para que se duvide do seu potencial


Ex-integrante da equipe Mercedes no DTM e atualmente pilota de desenvolvimento da Williams na F1, Susie Wolff entende que a sessão de testes com jovens pilotos será uma boa oportunidade para mostrar seu potencial e elevar seu status na escuderia de Grove. A escocesa, casada com Toto Wolff, atual chefão da Mercedes, acredita que reúne todas as credenciais possíveis para pilotar o FW35 nos testes com novatos, que devem acontecer no meio do ano, em Silverstone.

Em entrevista concedida à agência de notícias ‘Reuters’, Susie praticamente exigiu um cockpit durante os testes com novatos neste ano. “Para mim, o passo lógico a seguir é fazer parte do teste de jovens pilotos, fazer isso bem e logo ver qual é o passo seguinte a caminhar”, disse.
Susie Wolff (Foto: Williams)

Wolff demonstrou certo incômodo com a indefinição sobre quem pilotará pela Williams em Silverstone. Na visão da pilota, como não há um piloto de testes, ela é a pessoa mais indicada para guiar o FW35 nos testes com novatos por já executar testes aerodinâmicos e ter ‘a mão’ do carro. 

“Em teoria, tenho quilometragem suficiente no carro para pedir a superlicença, mas não faz sentido pedi-la até que não haja previsão de aproveitá-la. Ainda não me disseram nada, mas isso tem de acontecer. Se não fosse assim, não perderia meu tempo por nada”, bradou. “Tenho que fazer isso, sou pilota de desenvolvimento, não faz sentido que se organize um teste como esse e a pilota de desenvolvimento não suba no carro. Nunca se sabe, então vamos esperar e ver”, acrescentou a pilota.

Questionada se é capaz de guiar um carro de F1 em um nível razoável de competitividade, Susie evidenciou certa irritação. “Há muita gente que acredita que será embaraçoso para mim estar nos testes de jovens pilotos porque não terei o ritmo do resto. É incrível ter de escutar comentários como esses”, esbravejou. “Não estaria fazendo testes de aerodinâmica se não tivesse demonstrado estar à altura. As pessoas se esquecem que eu estava competindo em um alto nível há pouco tempo”, comentou a pilota, que correu pelo DTM até a temporada 2011.

Por fim, Wolff disse ter confiança de que as portas para as mulheres na F1 estão sendo abertas, mesmo que aos poucos. A oportunidade para ampliar a participação feminina no grid da categoria é agora, na visão da escocesa. “Acredito que há um grande movimento agora, as pessoas querem ver uma mulher na F1, este é o momento. O pessoal está pressionando agora e perguntando por que não há uma mulher na F1.”

“Para mim, é a hora certa porque no esporte a motor o talento é muito importante, talvez mais do que a sorte e o timing. Bernie [Ecclestone] disse muitas coisas na imprensa, mas, a portas fechadas, ele está fazendo muito para me ajudar a chegar à F1 porque sabe que há uma perspectiva de negócios [ao proporcionar a entrada de mais mulheres à F1]”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.