Sutil defende trabalho e “bom pneu” da Pirelli e se posiciona contra grandes mudanças

Adrian Sutil recordou bom desempenho obtido pela Force India no GP do Canadá e deixou claro a sua posição contra uma eventual mudança nos compostos produzidos pela Pirelli: “Queremos que as regras sejam respeitadas”

O desempenho da Force India no GP do Canadá, disputado há quase dez dias, em Montreal, surpreendeu muitos no paddock da F1. Isso porque Paul di Resta, que largou em 17º, completou nada menos que 54 voltas com um mesmo jogo de pneus numa pista conhecida por oferecer grande nível de desgaste dos compostos. Tanto o escocês quanto Adrian Sutil terminaram a prova na zona de pontos na 100º corrida da história da equipe.

De volta para a Europa, o piloto alemão falou sobre o bom trato que seu VJM06 tem com os pneus Pirelli, alvo de criticas por parte de equipes como Red Bull e Mercedes, que têm carros que desenvolvem maior consumo em algumas pistas. Adrian declarou, em entrevista veiculada pelo site da revista britânica ‘Autosport’, que a Pirelli vem fazendo um bom trabalho e destacou o rendimento da Force India em Montreal como exemplo. Ainda, Sutil se posicionou contra uma eventual mudança nos compostos da F1 por ser algo contra o regulamento da F1.
Sutil defendeu o trabalho da Pirelli, mas se mostrou contra a mudança nos pneus da F1  (Foto: Getty Images)

“Todo mundo fala sobre os problemas dos pneus Pirelli, mas é um bom pneu, nós vimos isso no Canadá. Nós pudemos fazer uma parada se o carro funcionar de maneira adequada”, recordou o piloto, de ascendência uruguaia. “Acho que foi uma boa corrida para estratégias distintas. Eu estava em duas paradas. Acho que ambas funcionaram, tanto duas quanto uma parada foram bem parecidas”, complementou.

Assim como Ferrari e Lotus, a Force India não concordou com a mudança proposta pela Pirelli, que gostaria de alterar a construção dos pneus para permitir um consumo menor e corridas com menos pit-stops. Na visão de Sutil, qualquer mudança realizada no meio da temporada seria ferir seriamente o regulamento da categoria.

“Não quero uma mudança nos compostos. Isso não é permitido. Nós temos regras e você tem de respeitar as regras. Então que não se mude as regras durante a temporada. Não há o que dizer. Não é permitido ter um novo composto e não há perigo com os pneus. Não temos problema algum com os pneus”, bradou.

“Algumas equipes lidam um pouco melhor com os pneus e outras querem muda-los. Vamos ver o que vem pela frente, mas só quero que as regras sejam respeitadas e não quero uma grande mudança nos pneus”, finalizou Adrian.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.