Sutil e Gutiérrez revelam que Sauber ainda luta contra excesso de peso do C33 na temporada 2014

Os dois pilotos da Sauber, Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez, revelaram que a equipe está lutando contra o excesso de peso de seu C33 neste ano. O peso mínimo do conjunto carro/piloto deve ser de 692 kg

 

Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez revelaram nesta quinta-feira (27), no paddock da pista de Sepang, que o C33 da Sauber está acima do peso neste início de temporada. De acordo com o regulamento da F1 para 2014, o peso mínimo do conjunto carro/piloto deve ser de 692 kg, 50 kg a mais do que no ano passado. A diferença acontece por conta do novo motor V6 e seus componentes.

No entanto, apesar do aumento do peso, muitas equipes e pilotos acreditam que o número ainda não é suficiente. "O peso é algo muito difícil para nós no momento", disse Sutil aos jornalistas na Malásia, palco da segunda etapa do Mundial.

Adrian Sutil reclamou do peso dos carros atuais da F1 (Foto: Getty Images)

"Estamos com excesso de peso e estamos tentando passo a passo melhorar isso, mas vai levar algum tempo. É um processo caro também, mas, para as próximas corridas, nós temos um plano de reduzir regularmente", disse.

Gutiérrez, que é o segundo piloto mais leve do grid e que tem 14 kg a menos que o companheiro de equipe, acrescentou que também luta contra o excesso de peso do carro. "Nós ainda temos muito trabalho neste sentido. Mas é algo que, do meu lado, é mais fácil. Estamos dando pequenos passos para mudar isso rapidamente", acrescentou.

Com 75 kg, devidos principalmente à altura de 1,83 m, Sutil pede por mudanças urgentes e entende que perde cerca de meio segundo em relação ao colega de time apenas por causa do peso.

"Não posso perder mais, sou apenas assim. Sou um homem alto, então não posso fazer nada a este respeito. Os pilotos mais baixos têm clara vantagem. É óbvio, todo sabe disso e espero ver alguns ajustes em breve no regulamento. Isso é muito diferente na comparação com anos anteriores. Agora, os pilotos mais altos possuem clara desvantagem nos tempos de volta", concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.