Tarso Marques coloca Alonso acima de Senna e Schumacher: “Mesmo nível de Hamilton”
Ex-companheiro de equipe de Fernando Alonso na Fórmula 1, Tarso Marques disse que o espanhol "errou menos" do que Ayrton Senna e que "deveria ter muito mais" títulos na categoria
Primeiro companheiro de Fernando Alonso na Fórmula 1, em 2001, quando ambos competiram pela Minardi — atual RB (Visa Cash App RB) —, Tarso Marques rasgou elogios ao talento do espanhol e disse que os dois títulos mundiais, apesar de “fantásticos”, “não refletem o seu talento”. O brasileiro afirmou, ainda, que o atual piloto da Aston Martin foi melhor do que Michael Schumacher e Ayrton Senna.
Após estrear na categoria principal do automobilismo em 1996, defendendo as cores da equipe de Faenza, Marques passou por altos e baixos. O curitibano chegou a disputar algumas corridas como titular em 1996 e 1997, mas passou a maior parte do tempo na função de piloto de testes. Depois de ficar de fora da classe rainha em 1998, 1999 e 2000, voltou à Minardi em 2001 para competir ao lado de Alonso, estreante na época, com 19 anos.
“Já tinha ouvido falar de Fernando como um rapaz talentoso nas categorias de acesso, sabia que era um piloto muito jovem e muito rápido, mas a primeira vez que o vi foi duas semanas antes da primeira corrida da temporada 2001”, lembrou o brasileiro durante uma entrevista ao site oficial da Aston Martin. “Uma das minhas responsabilidades era ajudar Fernando, já que eu tinha mais experiência”, continuou.
Como não poderia ser diferente, Tarso foi questionado sobre o nível do veterano de 43 anos quando comparado a outros pilotos lendários da F1, como Senna, Schumacher, Lewis Hamilton e Max Verstappen. Destacando a rapidez e inteligência do bicampeão mundial, garantiu que o velho amigo “deveria ter muito mais” títulos no currículo — ambos conquistados com a Renault em 2005 e 2006.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto acerta com Sauber/Audi e garante entrada no grid da F1 em 2025
“Sou fã de Ayrton Senna, como todos os brasileiros, e há lendas recentes como Michael Schumacher, Lewis Hamilton e agora Max Verstappen, por isso é muito difícil comparar pilotos de todas as épocas, mas acho que Fernando é tão bom quanto eles ou melhor. Se eu tivesse de escolher um piloto para a minha equipe, escolheria Fernando”, garantiu. “Acho que ele foi melhor que Schumacher no confronto direto e — os brasileiros vão ficar bravos — diria que ele é ainda melhor que Senna”, declarou.
“O Ayrton foi incrível, um talento natural, mas a verdade é que errou mais que Fernando. Alonso aprendeu rapidamente a lidar com as corridas, não apenas com rapidez, mas também com inteligência, o que eu também diria sobre Hamilton. Fernando é provavelmente o maior, junto com Hamilton”, acrescentou.
“Acho que Fernando deveria estar no nível dele em termos de número de títulos, só que às vezes ele não teve o carro certo. Acho que merece mais títulos do que tem. Os dois títulos mundiais são fantásticos, mas não refletem o seu talento. Deveria ter muito mais”, encerrou Marques.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.