Temendo processo por negligência, Méribel contrata advogado especialista em leis de esqui

Temendo um processo milionário por negligência por conta de acidente de Michael Schumacher, a estação de Méribel contratou Maurice Bodecher, ex-presidente da Comissão Jurídica da Federação Francesa de Esqui. Lei exige sinalização para alertar esquiadores sobre a presença de pedras cobertas pela neve

Na próxima quarta (8), a promotoria de Albertbille, na França, vai divulgar para a imprensa os primeiros resultados da investigação sobre as causas do acidente de Michael Schumacher. No último dia 29, o heptacampeão da F1 sofreu uma forte queda enquanto esquiava na estação de Méribel e bateu com a cabeça em uma rocha.
 
Por conta do forte impacto, Michael foi diagnosticado com traumatismo craniano e, desde então, está em coma induzido no Centro Hospitalar Universitário de Grénoble. O ex-piloto já foi submetido a duas cirurgias para aliviar a pressão intracraniana e para a remoção de hematomas, e seu estado permanece estável, porém crítico.
Estação de Méribel teme processo por negligência após acidente de Schumacher (Foto: Mercedes)
Enquanto os promotores não divulgam os resultados da investigação, duas versões para o acidente continuam a circular. A primeira delas, que é apoiada pela estação de Méribel, afirma que Schumacher rodava fora de pista em alta velocidade. A segunda versão, apresentada por Sabine Kehm, assessora de imprensa de Michael, indica que o piloto não estava em alta velocidade, já que tinha saído da pista demarcada para ajudar um amigo.
 
O esqui fora de pista é uma modalidade bastante popular entre esquiadores experientes. Ao contrário do que acontece nas pistas demarcadas, onde uma máquina limpa o terreno, retirando pedras e árvores, por exemplo, e compactando a neve, o trecho não demarcado mantém o terreno virgem, com neve fofa e preservando as características naturais.
 
Temendo um processo por negligência, já que tudo indica que não havia sinalização apontando que trecho entre as pistas de Biche e Chamois continha pedras encobertas por neve, a estação de Méribel contratou Maurice Bodecher, um advogado especialista em leis de esqui e ex-presidente da comissão jurídica da Federação Francesa de Esqui. 
 
No dia do acidente, Schumacher passou por cima de uma pedra encoberta pela neve e perdeu o controle, caindo e colidindo com outra pedra. De acordo com o diário alemão ‘Bild’, Michael estava fora da pista, pois tinha ido ajudar a filha de um amigo que tinha caído na encosta.

Acompanhe o noticiário completo sobre o acidente de Michael Schumacher

icon_foto As imagens da recuperação de Michael Schumacher na França
DIA 1
29/12
DOM

 
Michael Schumacher esquiava na estação de Méribel, nos Alpes, quando caiu e bateu a cabeça em uma pedra em um trecho fora da área demarcada pouco depois das 11h locais (8h de Brasília). Ele foi rapidamente resgatado e levado para um hospital em Moûtiers. De lá, foi transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, referência neste tipo de acidente. As primeiras informações davam conta de que Schumacher não contraíra grandes lesões, mas, no início da noite, foram confirmados traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral e coma artificial. Piloto foi submetido a cirurgia assim que chegou ao CHU.
DIA 2
30/12
SEG
Em uma coletiva realizada pela manhã, os médicos confirmaram que a situação de Michael Schumacher é crítica. À noite, o alemão apresentou uma pequena melhora que abriu uma "janela de oportunidade" para uma segunda cirurgia. Essa operação foi para remover um hematoma que estava do lado esquerdo do cérebro.
DIA 3
31/12
TER

 
Em nova conferência de imprensa, o corpo médico do CHU de Grénoble explicou que a decisão de operar novamente o heptacampeão, por causa dos riscos, foi tomada em conjunto com a família. Porta-voz de Schumacher, Sabine Kehm revelou que um jornalista vestido de padre tentou invadir a sala de cirurgia durante o procedimento.
DIA 4
1/1
QUA

 
A virada de ano de Schumacher contou com a presença da família, que o envolveu com alguns amuletos. Do lado de fora, jornalistas e poucos fãs aguardavam por notícias em noite gelada. Pela manhã, Sabine Kehm falou no lugar dos médicos e afirmou que a condição do piloto era estável: nem melhorara, nem piorara.
DIA 5
2/1
QUI
Novamente, não aconteceu coletiva de imprensa com os médicos. A porta-voz Sabine Kehm decidiu cancelar os boletins diários "ao menos enquanto não houver mudanças".
DIA 6
3/1
SEX
Como antes, nem o CHU nem a assessoria de imprensa soltaram comunicado a respeito do estado de saúde de Schumacher no dia em que completou 45 anos. As únicas informações surgidas foram as de Philippe Streiff, que visitou o heptacampeão e falou com seu médico: a possibilidade de Michael ficar totalmente paralisado, ter a fala afetada, mas não corria risco de morte. Do lado de fora, fãs fizeram uma vigília.
DIA 7
4/1
SAB
 
A assessoria de imprensa de Schumacher tratou de desmentir as informações reveladas por Streiff, sem citar diretamente o piloto, e reforçou que os dados oficiais serão divulgados pelo hospital. Surgiu, também, a notícia de que um comissário de bordo alemão que esquiava em Méribel pode ter filmado o acidente e entregou o vídeo para o MP.
DIA 8
5/1
DOM
O oitavo dia de internação de Schumacher foi tranquilo e de poucas novidades em Grénoble. Em carta, o antigo rival nas pistas Mika Häkkinen comoveu e fez um pedido: "Só desta vez, não supere o relógio."

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.