Terceira força da F1 durante parte do GP da Austrália, Toro Rosso impressiona Marko: “Está à frente da Red Bull”

Até Helmut Marko se rendeu à força da Toro Rosso depois da grande exibição durante boa parte do GP da Austrália. O consultor do time tetracampeão do mundo entende que a equipe de Faenza começa a temporada à frente por ter como trunfo maior o motor Ferrari de 2015, melhor que o Renault (TAG Heuer) que empurra a Red Bull

O nono e décimo lugar logrados por Carlos Sainz e Max Verstappen não traduzem a grande prova feita pela Toro Rosso no GP da Austrália, realizado no último domingo (20), em Melbourne. Dotada de um chassi equilibrado e cujo projeto é liderado por James Key, a equipe de Faenza conta, ao menos neste começo de temporada 2016, com um motor bem mais competitivo do que o Renault usado no ano passado: o Ferrari, mas de especificação 2015.
 
Na sessão classificatório, a Toro Rosso colocou seus dois carros à frente da Red Bull: Max Verstappen largou em quinto, enquanto Sainz partiu em sétimo, enquanto o melhor carro do time anglo-austríaco foi o #3 de Daniel Ricciardo, oitavo. Daniil Kvyat sequer avançou ao Q2 e largou em 18º. Na corrida, a Red Bull aproveitou o melhor ritmo de corrida e conseguiu levar a vantagem perante a coirmã, que se prejudicou com um pit-stop mal planejado para Verstappen e ainda teve um duelo interno marcado por muita polêmica dentro e fora das pistas.
 
Mas ver a Toro Rosso lutando de igual para igual com a Mercedes de Lewis Hamilton, com Verstappen segurando com propriedade o ímpeto do tricampeão durante a disputa pelo quarto lugar no começo da prova mostrou a força da equipe italiana. Helmut Marko concorda: neste momento, o consultor da Red Bull acredita que a Toro Rosso está à frente da matriz.
Helmut Marko acredita que hoje a Toro Rosso está à frente da Red Bull (Foto: Getty Images)
“Sim, é isso mesmo. Seu motor Ferrari tem mais potência [que o Renault da Red Bull]. Na simulação, eles são quase 0s8 mais rápido do que nós, especialmente em classificação. Na corrida, não é tanto”, comentou o austríaco em entrevista ao jornal local ‘Kleine Zeitung’.
 
É de senso comum na Toro Rosso que o resultado final foi decepcionante e não mostra o quão bom é o STR11. Ainda mais neste começo de campeonato, quando os motores deste ano são um pouco mais parecidos com os do ano passado e o déficit não será tão sentido, a frustração da equipe italiana fica por não ter chegado a um número de pontos maior na Austrália.
 
“Os pilotos fizeram uma grande largada. Max terminou a primeira volta em quarto, Carlos em sétimo. Durante o primeiro stint, mantivemos um ritmo rápido. O pit-stop de Carlos foi bom, superou Felipe Massa. Depois da bandeira vermelha, quando a corrida foi reiniciada, Max era quinto e Carlos, sexto. Perdemos ritmo nas voltas seguintes”, explicou Franz Tost, chefe da Toro Rosso.
 
“Carlos travava muito a dianteira, por isso o chamamos aos boxes. Mudamos nossa estratégia e equipamos seu carro com pneus médios. Max entrou nas voltas seguintes, mas nossa equipe não estava preparada para sua parada porque não havíamos chamado. Ele perdeu 7s, e isso o fez cair para 12º”, contou o austríaco.
 
“Este resultado é uma grande decepção para nós. Tínhamos a velocidade necessária para terminar numa posição melhor. O único ponto positivo é que o STR11 é muito competitivo”, concluiu Tost, bastante frustrado, bem como seus pilotos.
VEJA A EDIÇÃO #20 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.