Tinha espaço e não evitou contato: FIA justifica punição a Hamilton em Silverstone

Os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) entenderam que Lewis Hamilton tinha espaço e poderia ter evitado o contato que tirou Max Verstappen do GP da Inglaterra deste domingo (18)

Leia está notícia em espanhol no GRAN PREMIO.

Acidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Inglaterra (Vídeo: F1)

Os Comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) consideraram que Lewis Hamilton foi predominantemente responsável pelo acidente que tirou Max Verstappen do GP da Inglaterra deste domingo (18). Os julgadores entenderam que o britânico tinha espaço e possibilidade de evitar o choque.

Hamilton e Verstappen travaram um forte duelo desde os primeiros metros em Silverstone, com o titular da Mercedes pressionando o líder do Mundial pela liderança. Na Copse, a curva 9 de Silverstone, os dois tiveram um toque que acabou com o abandono do holandês.

MAX VERSTAPPEN; ACIDENTE; GP DA INGLATERRA; LEWIS HAMILTON;
Situação do carro de Max Verstappen depois do acidente em Silverstone (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Pouco depois da relargada, a FIA aplicou 10s de punição em Hamilton, que mesmo assim conseguiu vencer a corrida após superar Charles Leclerc já nas voltas finais

Além da sanção que prolongou o tempo de pit-stop do líder da Mercedes, Lewis também recebeu dois pontos de punição, o que o levou a um total de quatro nos últimos 12 meses. Os pilotos são suspensos por uma corrida caso alcancem a marca de 12.

“Os Comissários revisaram as evidências dos vídeos e da telemetria. O carro #33 [Verstappen] e #44 [Hamilton] entraram na curva 9 com o carro 33 na liderança e o carro 44 um pouco atrás e por dentro”, disse a nota da FIA. “O carro 44 estava em uma linha que não chegaria ao apex da curva, com espaço disponível por dentro”, seguiu.

“Quando o carro 33 fez a curva, o carro 44 não evitou o contato e a roda dianteira esquerda do carro 44 atingiu a roda traseira direita do carro 33. O carro 44 é julgado predominantemente culpado”, completou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar