Titular, Kubica define permanência na F1 em 2020 como nova meta: “Mais difícil do que voltar ao grid”

Robert Kubica voltou ao grid da Fórmula 1 após longo hiato, mas talvez isso seja fácil em comparação com o próximo desafio. O polonês agora quer a permanência no campeonato ao longo prazo – e conta com evolução da Williams para isso

Robert Kubica começa 2019 já pensando em 2020. O piloto polonês, que concretizou um improvável retorno à F1 ao assinar com a Williams, agora quer voltar a se estabilizar como piloto titular nos próximos anos. Isso significa seguir trabalhando para causar impressão positiva desde o começo – missão considerada ainda mais difícil do que a de encontrar uma vaga após oito anos de ausência.
 
“Meu objetivo é ainda mais difícil do que voltar à F1. Meu objetivo é ficar na F1”, disse Kubica, questionado pela TV polonesa ‘Telewizja Polska’. “A concorrência é forte. São os 20 melhores pilotos do mundo, então não é tarefa fácil, ainda mais depois de uma ausência tão grande. O carro vai ser muito importante. Se conseguirmos melhorar [o carro], o objetivo se torna mais fácil”, continuou.
Robert Kubica quer voltar a se consolidar na Fórmula 1 (Foto: AFP)
“Retornar ao grid da F1 não vai ser fácil. Estou frente a frente com um dos maiores e mais difíceis desafios da minha carreira, mas era isso que eu queria”, seguiu.
 
O objetivo pessoal de Kubica se confunde com o da Williams. A equipe britânica contratou o polonês para ser a voz da experiência em momento de reconstrução – o 2018 desastroso terminou com os britânicos na lanterna do Mundial de Construtores. A organização comandada por Claire Williams optou por combinar a experiência de Robert com a juventude de George Russell, atual campeão da F2.
 
“A temporada passada não foi fácil para a Williams, mas o regulamento está mudando e isso pode permitir que a gente volte a ser competitivo”, refletiu Kubica. “Não é como se fossemos voltar a ser a melhor equipe, mas vamos trabalhar pesado para que seja um carro melhor do que o último”, encerrou.
 
A dura missão de Kubica e Williams começa a ser encarada em 18 de fevereiro, dia da primeira atividade de pré-temporada em Barcelona. A primeira corrida vem em 17 de março, data do GP da Austrália.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.