Todt confia na recuperação de Schumacher, “lutador conhecido por energia, coragem e perseverança”

O francês Jean Todt tem acompanhado de perto a recuperação de Michael Schumacher após o grave acidente de esqui sofrido pelo alemão há três semanas

Acompanhe o noticiário completo sobre o acidente de Michael Schumacher

 

Jean Todt demonstrou confiança na recuperação de Michael Schumacher. Ex-chefe do alemão na Ferrari, o atual presidente da FIA viajou para Grénoble para visitar o amigo assim que ficou sabendo do grave acidente na estação de esqui de Méribel, nos Alpes Franceses, em 29 de dezembro. A internação do piloto está entrando na quarta semana, e ele segue em coma artificial.

Em entrevista à imprensa alemã, Todt mostrou torcer bastante pela recuperação de Schumacher e listou os três fatores que acredita que farão a diferença.

“Michael é um lutador conhecido por sua energia, coragem e perseverança. Eu acredito piamente que isso vai fazer a diferença quando o destino estiver hesitando”, falou.

“É neste momento que todos que o amam devem acreditar nele”, completou Todt.

Michele Yeoh, mulher de Jean Todt, visita Schumacher em Grénoble (Foto: Reuters)
icon_foto As imagens da recuperação de Michael Schumacher na França
DIA 1
29/12
DOM

 
Michael Schumacher esquiava na estação de Méribel, nos Alpes, quando caiu e bateu a cabeça em uma pedra em um trecho fora da área demarcada pouco depois das 11h locais (8h de Brasília). Ele foi rapidamente resgatado e levado para um hospital em Moûtiers. De lá, foi transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, referência neste tipo de acidente. As primeiras informações davam conta de que Schumacher não contraíra grandes lesões, mas, no início da noite, foram confirmados traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral e coma artificial. Piloto foi submetido a cirurgia assim que chegou ao CHU.
Conheça a estação de esqui de Méribel, na França
Jornal publica fotos do local onde Schumacher se acidentou
DIA 2
30/12
SEG
Em uma coletiva realizada pela manhã, os médicos confirmaram que a situação de Michael Schumacher é crítica. À noite, o alemão apresentou uma pequena melhora que abriu uma "janela de oportunidade" para uma segunda cirurgia. Essa operação foi para remover um hematoma que estava do lado esquerdo do cérebro.
DIA 3
31/12
TER

 
Em nova conferência de imprensa, o corpo médico do CHU de Grénoble explicou que a decisão de operar novamente o heptacampeão, por causa dos riscos, foi tomada em conjunto com a família. Porta-voz de Schumacher, Sabine Kehm revelou que um jornalista vestido de padre tentou invadir a sala de cirurgia durante o procedimento.
DIA 4
1/1
QUA

 
A virada de ano de Schumacher contou com a presença da família, que o envolveu com alguns amuletos. Do lado de fora, jornalistas e poucos fãs aguardavam por notícias em noite gelada. Pela manhã, Sabine Kehm falou no lugar dos médicos e afirmou que a condição do piloto era estável: nem melhorara, nem piorara.
DIA 6
3/1
SEX
Como antes, nem o CHU nem a assessoria de imprensa soltaram comunicado a respeito do estado de saúde de Schumacher no dia em que completou 45 anos. As únicas informações surgidas foram as de Philippe Streiff, que visitou o heptacampeão e falou com seu médico: a possibilidade de Michael ficar totalmente paralisado, ter a fala afetada, mas não corria risco de morte. Do lado de fora, fãs fizeram uma vigília.
DIA 7
4/1
SAB
 
A assessoria de imprensa de Schumacher tratou de desmentir as informações reveladas por Streiff, sem citar diretamente o piloto, e reforçou que os dados oficiais serão divulgados pelo hospital. 
DIA 8
5/1
DOM
Em carta, o antigo rival nas pistas Mika Häkkinen comoveu e fez um pedido: "Só desta vez, não supere o relógio."
DIA10
7/1
TER
Esposa de Michael, Corinna Schumacher pediu para os jornalistas deixarem o Centro Hospitalar de Grénoble e respeitarem a privacidade da família.
DIA11
8/1
QUA
Os investigadores do caso revelaram detalhes do acidente: confirmaram que Schumacher esquiava fora da pista numa velocidade de "um esquiador muito bom", não parou para ajudar ninguém e caiu de cara em pedra. Vídeo gravado por câmera no capacete do piloto serviu de prova, e caso foi considerado acidente.
DIA14
11/1
SAB
Liderados por Felipe Massa, os 24 participantes do Desafio das Estrelas rezaram um Pai Nosso e estenderam uma faixa desejando força a Schumacher. AoGRANDE PRÊMIOMassa disse que a vontade de visitar o amigo em Grénoble é gigante.
DIA17
14/1
TER
Surgiu a informação de que os médicos estavam realizando testes para avaliar a extensão das lesões no cérebro de Schumacher.
DIA20
17/1
SEX
À revista alemã 'Focus', um especialista alertou para a possibilidade de Schumacher ficar em coma para sempre.
DIA21
18/1
SAB
De acordo com uma rádio francesa, um bracelete que Schumacher ganhou de presente da esposa foi encontrado na cena do acidente. Time do coração do piloto, o Köln providenciou umahomenagem em sua primeira partida do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.