Toro Rosso confirma retorno surpresa de Kvyat para nova chance na F1 na temporada 2019

Quem diria? A Toro Rosso vai mesmo dar uma nova chance a Daniil Kvyat, que retorna após duas passagens entre 2014 e 2017. O russo saiu da F1 pela porta dos fundos, mas voltou aos radares para suprir a pequena oferta de jovens pilotos em Faenza

Uma manobra do mercado de pilotos que até algumas semanas atrás parecia impossível se confirmou. A Toro Rosso, uma das grandes incógnitas no mercado de pilotos vigente, anunciou neste sábado (29) o retorno de Daniil Kvyat como titular para a temporada 2019.
 
Esta será nada menos do que a terceira passagem de Kvyat pelo cockpit da Toro Rosso. A primeira veio em 2014, logo após o título da GP3, e a segunda veio entre 2016 e 2017, já no processo de derrocada pós ‘rebaixamento’ da equipe principal. O russo aparentemente não saiu dos radares de Faenza, mas precisou assumir a condição de piloto de desenvolvimento da Ferrari para seguir com algum vínculo em 2018.
 
“Quero agradecer Red Bull e Toro Rosso por me dar essa chance de correr na F1 outra vez”, disse Kvyat. “Fico satisfeito por voltar a um time que conheço muito bem. A Toro Rosso fez com que eu me sentisse em casa e tenho certeza de que será assim ano que vem. Quero agradecer ao pessoal da Ferrari por confiar em minha habilidade e permitir que seguisse ligado à F1 como piloto de desenvolvimento deles. Mesmo que meus compromissos fossem basicamente de simulador, eu aprendi muito e agora me sinto mais forte e melhor preparado do que quando saí da Toro Rosso”, ponderou.
Danil Kvyat está de volta ao grid da F1 em 2019(Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

“Nunca desisti do sonho de correr novamente. Ainda sou jovem e me mantive em boa forma para estar preparado caso uma nova oportunidade aparecesse. Vou dar meu melhor para entregar o que a equipe espera de mim e mal posso esperar pelo começo da próxima temporada”, seguiu.


“Eu acredito que ele merece outra chance na F1”, disse Franz Tost, chefe da Toro Rosso. “Daniil [Kvyat] é um piloto altamente talentoso e com velocidade natural fantástica, algo que ele já provou várias vezes na carreira. Ele precisou encarar algumas situações no passado, mas estou convicto de que ter tempo para amadurecer longe das pistas ajudou a entender sua capacidade na pista. Vamos dar nosso melhor para entregar o melhor pacote, e também acredito que ele ainda vai pilotar seu melhor”, considerou.
 
Kvyat foi anunciado como substituto direto de Pierre Gasly, que já está de partida para a Red Bull. Isso significa que a inesperada reviravolta do russo não afeta o futuro de Brendon Hartley, que vê a presença na F1 ameaçada. O neozelandês tem contrato para 2019, mas é dado como incerteza após uma sequência pouco empolgante de resultados.

O retorno de Kvyat pode ser ligado diretamente às dificuldades recentes da Red Bull de desenvolver novos talentos. Os pilotos da marca já não encantam nas categorias de formação, abrindo caminho para um vácuo na geração atual de pilotos. Prova de tal problema foi o esforço empregado para levar Dan Ticktum, hoje vice-líder da F3 Europeia, direto para o grid da F1. O britânico ainda não tem licença para pilotar no certame principal e aparenta já ser carta fora do baralho para 2019.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.