Toro Rosso fecha acordo e promove surpreendente retorno de Kvyat ao grid da F1 em 2019, diz TV

De acordo com a emissora britânica BBC, Daniil Kvyat vai voltar à F1 pela mesma Toro Rosso que o dispensou antes mesmo do fim da temporada passada. O anúncio do retorno do russo vai ser feito, segundo a imprensa europeia, justamente em Sóchi, dentro de duas semanas

O que era inimaginável tempos atrás está muito perto de se consumar. De acordo com a emissora britânica BBC, Daniil Kvyat via voltar ao grid da F1 na próxima temporada pela mesma Toro Rosso que o dispensou no ano passado. O anúncio oficial, diz a BBC e também a emissora holandesa Ziggo Sports, vai acontecer dentro de duas semanas, em Sóchi, palco da 16ª etapa da temporada 2018.
 
A volta de Kvyat à F1 como um todo e à Toro Rosso em particular é uma grande surpresa pela forma como o russo viveu sua decadência no esporte desde 2016, quando era titular da Red Bull, mas foi rebaixado para a equipe de Faenza, dando lugar a Max Verstappen. O pretexto usado por Christian Horner e Helmut Marko foi o acidente na primeira volta do GP da Rússia daquele ano, quando Kvyat acabou com as corridas de Sebastian Vettel e do seu então companheiro de equipe, Daniel Ricciardo.
 
O russo, então, cumpriu seu segundo ciclo pela Toro Rosso, equipe pela qual fez sua estreia na F1 em 2014 antes de ser promovido para a Red Bull no ano seguinte para ocupar o lugar deixado por Vettel, que se transferiu para a Ferrari. Mas o brilho da estrela ascendente chamada Max Verstappen ganhou os corações da cúpula taurina e ofuscou Kvyat. Bastou um pretexto para promover o prodígio holandês, que voltou à equipe italiana apenas na quinta corrida de 2016.
Surpresa: Daniil Kvyat vai voltar ao grid da F1 em 2019… pela mesma Toro Rosso que o rebaixou (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Desde que regressou à Toro Rosso, Kvyat somou apenas quatro pontos em 2016. No ano seguinte, foi tão irregular quanto, em nada lembrando a competência que levou a Red Bull a promovê-lo anos antes. O russo marcou apenas quatro pontos antes de ser momentaneamente dispensado nos GPs da Malásia e do Japão no ano passado. Daniil ainda voltou à ativa no GP dos Estados Unidos, onde terminou em décimo colocado. 

 
Foi sua última corrida antes de ter sido dispensado de vez da Toro Rosso, que optou pelo jovem Pierre Gasly e pelo veterano — para os padrões da equipe — Brendon Hartley não apenas para as corridas finais, mas para toda a temporada 2018.
 
Kvyat, então, se viu sem vaga no grid da F1, mas não ficou completamente à parte do esporte, uma vez que assinou contrato para ser piloto de desenvolvimento da Ferrari. Sua função, contudo, é restrita aos trabalhos no simulador em Maranello, ajudando de longe no desenvolvimento do carro enquanto Vettel e Kimi Räikkönen aceleram na pista.
 
Entretanto, a ineficácia do programa de jovens pilotos da Red Bull em produzir talentos capazes de ocupar um lugar na sua equipe júnior, ainda mais com a saída de Gasly para a matriz — para ocupar o lugar de Ricciardo, de partida para a Renault —, fez a Toro Rosso se mexer, recorrendo a uma solução conhecida nos boxes em Faenza.
 
Assim, Kvyat surge como o escolhido para ocupar o lugar de Gasly, enquanto a indefinição sobre a outra vaga ainda persiste: Pascal Wehrlein, agora livre das amarras da Mercedes, surge como candidato a substituir o contestado e pouco eficiente Hartley para voltar ao grid da F1 a partir de 2019.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.