F1

Toro Rosso surpreende e anuncia Kvyat, de 19 anos, como colega de Vergne na temporada 2014 da F1

Daniil Kvyat foi o escolhido da Toro Rosso para substituir Daniel Ricciardo na temporada 2014 da F1. O jovem de 19 anos vai dividir a equipe de Faenza com Jean-Éric Vergne
Warm Up / Redação GP, de São Paulo
 Daniel Ricciardo (Foto: Red Bull/Getty Images)

A Toro Rosso talvez tenha dado o passo mais surpreendente com relação a 2014. Daniil Kvyat foi o escolhido da equipe de Faenza para substituir Daniel Ricciardo para a próxima temporada da F1. Depois de semanas de especulação sobre qual seria a opção dentro do programa de pilotos da irmã mais velha Red Bull, o atual piloto da GP3 e da F3 Euro surge como surpresa, desembarcando António Félix da Costa, dito como favorito à vaga. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) por Helmut Marko, na emissora austríaca Servus TV – que é controlada pela Red Bull.
Daniil Kyvat no teste dos novatos em Silverstone (Foto: Getty Images)

O russo é dono de uma carreira meteórica nos últimos dois anos. Kvyat estreou nos monopostos em 2010, como companheiro de equipe de Carlos Sainz Jr. no programa de jovens pilotos da equipe austríaca. Em 2012, obteve o tíutlo da F-Renault Alps e foi vice-campeão da F-Renault Europeia.

Neste ano, o piloto de 19 anos vem em uma campanha consistente na GP3, onde ocupa o segundo lugar no campeonato, com duas vitórias, quatro pódios e uma pole pela equipe MW Arden. Daniil também vem impressionando na estreia na F3 Euro, onde possui uma vitória e sete pódios e cinco poles.

Marko, consultor da Red Bull, justificou a escolha afirmando que o desempenho do russo em 2013 foi o suficiente para convencê-lo e também aos chefes da Toro Rosso.

"Sempre que o colocamos em um carro seu desempenho foi notável", disse Marko. "Se um jovem demonstra tanto talento, paixão e um alto nível de ética no trabalho, nós damos uma chance. É por isso que escolhemos Kvyat", completou.