Troca de motor dá a Grosjean punição recorde de 20 posições no grid de largada de Abu Dhabi

Se Romain Grosjean fizer a pole-position em Abu Dhabi, terá de largar na última posição na corrida deste domingo. A razão da punição foi a troca do motor de combustão interna, do turbocompressor e do MGU-H

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean vai perder 20 posições no grid de largada do GP de Abu Dhabi devido ao uso dos sextos motor de combustão interna, turbocompressor e MGU-H da temporada 2014.

O regulamento determina que, sempre que o piloto usa um componente da unidade de força pela sexta vez, ele pague uma punição de dez posições no grid. Os demais sextos componentes representam uma pena de cinco posições.

Neste caso, Grosjean paga dez posições pelo motor de combustão interna e cinco pelo turbocompressor e pelo MGU-H.

Romain Grosjean vai ser pai pela segunda vez (Foto: Getty Images)

Mas a coisa fica ainda pior para o francês da Lotus: o regulamento também determina que se o piloto não puder cumprir a íntegra da punição em uma corrida, ela é carregada para a prova seguinte. Como o GP de Abu Dhabi é o último da temporada, Romain, caso não faça a pole-position, já largará punido neste domingo (23).

Se restarem entre uma e cinco posições para ele perder, terá de cumprir um time-penalty de 5s; entre seis e dez, um time-penalty de 10s; entre 11 e 20, um drive-through.

A punição é um duro golpe para as pretensões da Lotus em Abu Dhabi. Com a pontuação dobrada, a equipe sonha em buscar os 20 pontos que tem de desvantagem para a Toro Rosso no Mundial de Construtores no caso de uma corrida maluca.

Até aqui, a Lotus pontuou em três provas: na Espanha e em Mônaco, com Grosjean, e nos Estados Unidos, com Pastor Maldonado.

No primeiro treino livre do fim de semana, Grosjean não participou. Ele cedeu o carro para o novato Esteban Ocon, campeão da F3 Europeia, que foi 16º, imediatamente atrás de Pastor Maldonado.

CHEGADAS E PARTIDAS

A Ferrari enfim anunciou aquilo que todos já pareciam saber há muitos meses nesta temporada 2014 da F1. A equipe italiana confirmou na manhã morna desta quinta-feira (20) em Abu Dhabi que Fernando Alonso não será mais piloto da escuderia. O espanhol defendeu as cores de Maranello nos últimos cinco campeonatos, disputou o título em duas oportunidades, em 2010 e 2012, venceu 11 vezes com o carro vermelho, fez 44 pódios e somou 1.186 pontos. A saída do bicampeão abre finalmente caminho para a chegada do tetracampeão Sebastian Vettel.

Em comunicado, a Ferrari ressaltou que a separação se dá em comum acordo. Alonso deve ser anunciado na McLaren apenas em dezembro, conforme estabeleceu o time de Woking.

Leia a notícia completa no GRANDE PRÊMIO.

BOLÃO GRANDE PRÊMIO EUROBIKE
A DECISÃO DA F1 EM ABU DHABI

Participe do bolão da F1 GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: dê seus palpites para o GP de Abu Dhabi deste fim de semana que define o campeão da temporada 2014. 

Será que Lewis Hamilton vai jogar pelo resultado e ser segundo colocado para ficar com o bicampeonato? E Nico Rosberg, vai para o tudo ou nada, vence e dá uma ajudinha para fazer com que Felipe Massa e companhia tentem superar o rival?  

Não perca tempo e aposte já.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.