Troca-troca: como Hamilton e Verstappen se alternaram tanto na liderança da F1 2021?

Vantagens grandes, vantagens pequenas, seis trocas de liderança: como Lewis Hamilton e Max Verstappen construíram a temporada de 2021 da Fórmula 1?

VERSTAPPEN FOI MAU CARÁTER NA ARÁBIA SAUDITA? | TT GP #42

2021 certamente ficará para a história como uma das temporadas mais bombásticas e equilibradas da história da Fórmula 1. Não à toa chega ao ato final com um empate entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Ao total, foram seis trocas na liderança ao longo do ano. Afinal, como elas aconteceram? Quem esteve à frente em cada momento do tão disputado campeonato?

A temporada deu indícios de que seria bastante equilibrada logo no primeiro evento do ano, no Bahrein. Verstappen foi pole, mas foi pego de surpresa por uma estratégia certeira da Mercedes que colocou Hamilton na liderança após os pit-stops. O holandês teve mais ritmo no fim e chegou a executar a ultrapassagem pela liderança, mas precisou devolver a posição por exceder os limites de pista. 25 a 18 para Lewis.

Max Verstappen venceu em Ímola (Foto: AFP)

Hamilton conseguiu evitar um empate após o GP da Emília-Romanha quando anotou a volta mais rápida. O heptacampeão se recuperou de uma corrida errática para fechar em segundo, enquanto Max faturou a primeira vitória em 2021. O inglês faturou o GP de Portugal com tranquilidade e aplicou um novo bote estratégico em Max na Espanha, aumentando a vantagem para 14 pontos. 94 a 80 depois de quatro provas.

O Mundial ganhou um novo tom e um novo líder a partir do GP de Mônaco. Verstappen venceu a corrida se valendo da ausência do pole Charles Leclerc, enquanto Hamilton não só amargou uma classificação ruim como uma estratégia pior ainda, fechando apenas em sétimo. 105 a 101 para o holandês, que teve redução de prejuízo na prova seguinte, no Azerbaijão, quando bateu após um pneu estourado enquanto liderava a prova. Lewis teve a faca e o queijo na mão na relargada, mas errou sozinho e ficou fora dos pontos.

Veio a sequência mágica da Red Bull que fez Verstappen virar um baita favorito para o título. Deu o troco em Hamilton com a estratégia na França, e teve duas vitórias tranquilas e dominantes na rodada dupla na Áustria, enquanto Lewis sofreu com a falta de competitividade. 182 a 150 para Max, que ainda venceu a corrida sprint no sábado em Silverstone, com Hamilton em segundo. 33 pontos foi a maior distância alcançada por qualquer um dos postulantes em 2021.

LEWIS HAMILTON; MAX VERSTAPPEN; GP DA INGLATERRA; ACIDENTE; PRIMEIRA VOLTA;
Lewis Hamilton e Max Verstappen em colisão na primeira volta do GP da Inglaterra (Foto: Reprodução)

O GP da Inglaterra representou uma mudança radical em um campeonato que se encaminhava muito ao favor do holandês. O choque dos dois pilotos na primeira volta da corrida fez Verstappen parar no hospital. Lewis foi punido, mas remou o que tinha de remar e venceu em frente ao público local, cortando a vantagem para 8 tentos. Max levou uma nova pancada na Hungria, oriunda de um strike de Valtteri Bottas, e foi apenas nono. Hamilton precisou se recuperar de uma estratégia tenebrosa da Mercedes, mas o segundo lugar gerou o improvável: o heptacampeão estava de volta ao topo da tabela antes das férias. 195 a 187.

Max voltou das férias respondendo, com uma vitória no “não-GP” da Bélgica e levando o mar laranja ao delírio com um triunfo para lá de dominante em Zandvoort. 224.5 a 221.5 contra Hamilton. Eis que veio o GP da Itália, com mais um choque entre os dois. O holandês saiu favorecido pela corrida sprint, no sábado, quando somou mais dois pontos.

Lewis voltaria ao posto de líder depois do caos em Sóchi, no qual saiu vencedor e Verstappen saiu do último posto para o segundo. 246.5 a 244.5 para o defensor do título, mas a última troca no topo veio já na corrida seguinte, na Turquia. Max foi segundo, enquanto Lewis se recuperou apenas para o quinto lugar. 262.5 a 256.5. O holandês ainda aumentou a vantagem com os triunfos nos Estados Unidos e no México, alcançando 312.5 contra 293.5.

Lewis Hamilton venceu o GP de São Paulo em Interlagos e se vestiu com a bandeira do Brasil no pódio (Foto: AFP)

Hamilton jantou todo mundo para vencer em São Paulo, superando duas punições em uma das performances mais marcantes da carreira, e as vitórias em Catar e Arábia Saudita colocaram o heptacampeão mundial empatado com Max Verstappen na marca dos 369.5. O holandês tem vantagem no critério de desempate por mais vitórias: 9 a 8.

O próximo fim de semana vai marcar o desfecho da temporada 2021 e vai definir o grande campeão deste incrível ano. O GP de Abu Dhabi acontece entre 10 e 12 de dezembro no circuito de Yas Marina. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

VERSTAPPEN FOI MAU CARÁTER NA ARÁBIA SAUDITA? | TT GP #42
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.