Último francês a vencer na F1, Panis lamenta morte de Bianchi e desabafa: “Ficam perguntas sobre o que aconteceu”

Último francês a vencer na F1, Olivier Panis lamentou a morte de Jules Biachi em decorrência do grave acidente sofrido no GP do Japão do ano passado. Ex-piloto destacou que ainda restam perguntas sobre o que aconteceu em Suzuka em outubro passado

LEIA TAMBÉM

Jules Bianchi, 1989-2015Bianchi se torna 47º piloto da história a morrer na F1Suzuka entra para lista de circuitos fatais da F1
Passadas as primeiras horas desde a morte de Jules Bianchi, o mundo da F1 segue manifestando pesar pela perda de um jovem e promissor piloto. Com Oliver Panis não foi diferente.

 
Último francês a vencer na F1, Panis, que correu por Ligier, Prost, BAR e Toyota entre 1994 e 2005, afirmou que Jules era um “jovem adorável”, mas ressaltou que ainda existem perguntas sobre o que aconteceu em Suzuka em outubro passado.
Olivier Panis foi o último francês a vencer na F1 (Foto: Rainer Nyberg/Forix)
Na volta 43 da corrida em Suzuka, Bianchi perdeu o controle na curva 7 e acertou em cheio o guindaste que tinha entrado na área de escape para remover o carro de Adrian Sutil, que tinha batido no giro anterior. Socorrido ainda na pista, Jules foi levado ao hospital e submetido a uma cirurgia de cerca de 4 horas. Um boletim médico divulgado pela Marussia dois dias depois da batida, informou que o piloto de 25 anos sofreu uma lesão axonal difusa, que é uma lesão ampla e devastadora e que, em mais de 90% dos casos, deixa suas vítimas em coma definitivo.
 
 “Guardo uma memória magnífica de um jovem adorável”, disse Panis em entrevista à rádio francesa RMC. “Ele tinha o futuro pela frente. É muito triste”, frisou. 
 
“Ficam muitas perguntas sobre o que aconteceu no acidente”, comentou. “Estendo minhas condolências a toda sua família. Isso é trágico”, completou.
 
Uma comissão de notáveis formada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para investigar o acidente concluiu que Bianchi não tirou o pé o bastante para evitar escapar da pista e isentou a presença de um trator na área de escape. A principal mudança de procedimento para 2015 foi a introdução do safety-car virtual, que limita a velocidade dos pilotos em casos em que se faz necessária a entrada de fiscais na pista para algum tipo de remoção/resgate.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube