Um ano após acidente de esqui, Schumacher segue isolado em processo lento de reabilitação cheio de mistérios

Cercado em sua casa na Suíça e por incertezas e dúvidas sobre sua real condição, Michael Schumacher continua em dura reabilitação, um ano após o grave acidente de esqui sofrido na França. Oficialmente, o ex-piloto de 45 anos atravessa um processo "delicado, longo e difícil e sem prazo para recuperação plena"

Foi no dia 29 de dezembro de 2013 que o maior vencedor da história da F1 iniciou uma batalha sem precedentes por sua vida. Heptacampeão e aposentado pela segunda vez das pistas, Michael Schumacher passava férias com a família e os amigos em uma charmosa estação de esqui nos Alpes franceses, como foi bastante comum em anos anteriores, quando sofreu um grave acidente. Embora praticante habitual do esporte, o alemão não pôde evitar a queda enquanto esquiava com o filho, Mick, e bateu a cabeça com violência em uma pedra. Começava ali um drama que dura até hoje, há exatos 365 dias.

Logo após o impacto, o ex-piloto foi atendido pela equipe de resgate da estação de Méribel e transportado de helicóptero para um hospital da região, mas, logo em seguida, foi levado para o Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, ao qual chegou em coma — a situação neste estágio já era considerada extremamente crítica.

Michael Schumacher sofreu um grave acidente de esqui na França há um ano (Foto: Getty Images)

Diante da grande e lógica repercussão que o acidente ganhou na mídia no mundo inteiro, os médicos de Grénoble não tiveram opção a ser conceder uma entrevista coletiva logo depois dos primeiros movimentos para salvar Michael. A expressão no rosto dos profissionais era de apreensão e enorme prudência. A condição do heptacampeão era muito grave. O ex-piloto havia sofrido sérias lesões cerebrais e lutava pela vida na UTI do hospital.

A batalha do recordista de títulos na F1 reuniu uma legião de fãs e jornalistas do mundo inteiro à porta do CHU e fez a família do alemão pedir por paz — um jornalista, disfarçado de padre, chegou a entrar na ala de cuidados intensivos para tentar fotografar o ex-piloto.

Daí para frente, as informações sobre o estado de saúde de Schumacher começaram a vir a conta-gotas e sempre com grande cautela. Neste ponto, a voz que trazia as notícias era de a Sabine Kehm, a assessora de longa data de Michael. Foi Sabine quem passou a informar a condição de saúde e os pequenos progressos do germânico ao longo dos meses seguintes.

A tragédia também comoveu o mundo do esporte a motor. Schumacher recebeu a visita do ex-chefe da época de Ferrari, Jean Todt, além do amigo e também companheiro na equipe italiana e na Mercedes, Ross Brawn, no hospital na França. Os dois, aliás, viraram figuras frequentes no quarto do CHU e na casa do ex-piloto.

Amigo próximo, Felipe Massa também foi ver o ex-companheiro de Ferrari. O compatriota Sebastian Vettel lamentou o acidente, assim como os demais pilotos do grid. A Mercedes, a última equipe defendida por Schumacher na F1, estampou em seus carros ao longo de 2014 uma mensagem de apoio: “Continue lutando, Michael”.

Apesar de extremamente reservada, a família de Schumacher por muitas vezes se mostrou grata por todas as mensagens carinho e pronta recuperação enviada pelos fãs e pelos amigos, mas nunca baixou a guarda. A esposa Corinna em nenhum momento deu entrevistas ou atendeu à imprensa de forma direta.

O carro da Mercedes ganhou a mensagem de apoio a Schumacher em 2014(Foto: Mercedes/Twitter)

Foi assim nos quase seis meses em que Michael permaneceu internado na França. No dia 16 de junho, Kehm veio a público para anunciar que o heptacampeão havia deixado o coma e que a reabilitação passaria a ser feita na Suíça, no Hospital Universitário de Cantão de Vaud, em uma clínica altamente reconhecida e especializada em diagnósticos como os de Schumacher.

Menos dez dias depois da transferência, a família do ex-piloto precisou lidar com mais um drama: o roubo do prontuário médico de Schumacher. Entende-se que o documento foi tirado do Hospital em Grénoble e oferecido a grandes meios de comunicação na Europa.

A polícia francesa imediatamente entrou em ação em conjunto com as autoridades suíças — suspeitava-se que o roubo teria sido feito durante a transferência do alemão para o país vizinho.

Um suspeito foi preso no início de agosto na cidade de Zurique. O homem foi encontrado morto no dia seguinte à prisão, o que encerrou o caso — a identidade da pessoa nunca foi revelada.
 

Nos primeiros dias de setembro, Schumacher teve alta e deixou a clínica na Lausanne. O ex-piloto foi levado para casa, também na Suíça, como forma de seguir com o processo de reabilitação.

Apesar da transferência, a assessora de Michael, Sabine, preferiu a cautela ao falar sobre o estado de saúde do heptacampeão, deixando claro que a decisão de leva-lo para casa não significava uma grande melhora em sua condição.

AS IMAGENS DE MICHAEL SCHUMACHER

#GALERIA(3763)

Na luxuosa residência, a esposa Corinna montou um centro de apoio quase impecável, com cerca de 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, que cuidam 24 horas por dia do ex-piloto.

A última informação passada pela família, por meio da porta-voz, veio em 24 de novembro. De acordo com Sabine, o alemão de 45 anos enfrenta um processo longo e difícil de reabilitação e sem prazo para uma recuperação plena.


Para lembrar os 12 meses do acidente, o GRANDE PRÊMIO organizou uma cronologia dos fatos. Confira:

29/12/2013: Michael Schumacher sofreu um acidente quando esquiava na estação de Méribel, em Saboia, nos Alpes Frances. Acompanhado do filho, Mick, então com 14 anos, e de um grupo de amigos, o ex-piloto esquiava fora de pista, quando escorregou e bateu a cabeça em uma pedra que estava encoberta pela neve.
 
Resgatado de helicóptero, Schumacher foi levado inicialmente a um hospital na cidade de Moûtiers, o mais próximo do local do acidente, e pouco depois transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, onde já chegou em coma. 
 
A condição do heptacampeão se deteriorou rapidamente e os médicos decidiram submetê-lo a uma cirurgia para diminuir a pressão intracraniana. Após a operação, Michael foi colocado em coma induzido, uma manobra para tentar ganhar tempo e garantir a boa oxigenação do cérebro.
 
30/12/2013: Um novo exame mostrou uma “melhora na situação” de Michael, então os médicos decidiram aproveitar uma “janela de oportunidade” para realizar uma segunda cirurgia, que tinha como objetivo ajudar a reduzir a pressão intracraniana e remover um hematoma que estava do lado esquerdo do cérebro.
 
31/12/2013: Em uma coletiva de imprensa, o corpo médico do CHU de Grénoble explicou que a decisão de operar novamente o heptacampeão, por causa dos riscos, foi tomada em conjunto com a família. Porta-voz de Schumacher, Sabine Kehm revelou que um jornalista vestido de padre tentou invadir a sala de cirurgia durante o procedimento.
 
08/01/2014: Após analisar as imagens registradas pela câmera instalada no capacete de Schumacher no momento da queda, os investigadores concluíram que o germânico “certamente estava fazendo uma curva” fora da pista quando acertou uma pedra — que estava 8 metros distante da área demarcada — e caiu de cara.
 
Também pelas imagens, os investigadores contrariam a declaração dada pela assessoria de Michael e garantiram que o ex-piloto não estava ajudando um amigo e nem tampouco uma criança que havia se acidentado. Os responsáveis pela análise, no entanto, afirmaram que a velocidade de Schumacher era compatível com a de um esquiador experiente.
 
 
11/02/2014: Felipe Massa revelou que esteve em Grénoble para visitar o ex-companheiro de Ferrari, mas não quis dar detalhes sobre a condição de Schumacher.
 
17/02/2014: Promotoria de Albertville, responsável pela investigação do acidente de Michael, anunciou que o caso foi encerrado sem identificar nenhuma infração que tenha resultado no acidente. De acordo com Patrick Quincy, o promotor responsável, a sinalização e as informações sobre os limites da pista estavam “de acordo com as normas francesas em vigor” e, por isso, não existe responsabilidade jurídica no acidente. O ex-piloto, por sua vez, usava capacete no momento da queda e a câmera que levava instalada no casco mostrou que ele esquiava em uma velocidade normal, compatível com o local.
 
20/02/2014: Felipe Massa deu mais alguns detalhes sobre sua visita à Grénoble. De acordo com o brasileiro, Michael parecia “normal” e “deu algumas reações com a boca”.
14/04/2014: Falando à emissora germânica ARD, Sabine Kehm afirmou que Schumacher “tem curtos momentos de consciência e está mostrando pequenos sinais de progresso. Tem momentos em que ele está acordado e momentos em que ele está consciente”.
 
16/06/2014: Sem especificar data, Sabine Kehm, assessora de Schumacher, anunciou que o heptacampeão saiu do coma. Além disso, a equipe que cerca o germânico também confirmou a transferência do CHU de Grénoble, na França, para o Hospital Universitário de Cantão de Vaud, na Suíça, uma instalação mais próxima à casa da família.
 
23/06/2014: Sabine Kehm confirmou que a ficha médica de Michael tinha sido furtada e estava sendo oferecida para “algumas mídias europeias”. A porta-voz declarou desconhecer a autenticidade do prontuário, mas avisou que o uso de informações confidenciais seria tratado como crime e resultaria em uma ação legal.
 
 
08/07/2014: Em uma rara aparição pública durante um torneio hípico em um racho na Suíça, a esposa de Schumacher, Corinna, citou evolução no quadro de Michael, mas de forma lenta.
 
18/07/2014: Corinna aproveitou o GP da Alemanha para deixar uma mensagem aos fãs do heptacampeão. A esposa de Michael agradeceu o carinho e o apoio recebido desde o acidente e se disse confiante de que o tempo será aliado de Schumacher no processo de recuperação.
 
06/08/2014: Suspeito de ter furtado prontuário médico do heptacampeão é encontrado morto na cela onde estava na prisão de Zurique. O homem, que trabalhava no esquadrão da Rega, empresa de ambulâncias aéreas — que participou da transferência de Schumacher da França para a Suíça —, havia sido preso no dia anterior e foi encontrado enforcado e já sem sinais vitais.
 
 
 
13/11/2014: Depois de meses de silêncio, a família de Schumacher aproveitou o aniversário de 20 anos da conquista do primeiro título para publicar uma mensagem no site oficial do ex-piloto. Os familiares do ex-titular de Ferrari e Mercedes reiteraram a confiança na recuperação e agradeceram a força que continuam recebendo.
 
SUPERANDO EXPECTATIVAS
O diretor-técnico Pat Symonds analisou a temporada 2014 de Felipe Massa pela Williams e disse que o brasileiro superou as expectativas em seu primeiro ano no time de Grove. Para o engenheiro inglês, agora o brasileiro se encontra em um ambiente perfeito para ter seu melhor desempenho na F1
 
PARCEIROS EM 2014, RICCIARDO FALA QUE VETTEL SABE COMO 'APROXIMAR PESSOAS'
Após parceira de um ano, Ricciardo cita forma de trabalho “impressionante” de Vettel: “Faz as pessoas trabalharem perto dele”. Companheiros de equipe durante a temporada 2014, Daniel Ricciardo afirmou que a maneira como Sebastian Vettel trabalha é impressionante. Australiano destacou forma como o tetracampeão faz todos trabalharem para ele

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

 
MELHORES DO ANO

E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.