Único piloto muçulmano da F1, Haryanto consulta médicos para saber se faz pausa no Ramadã durante GP do Canadá

Rio Haryanto tem um problema apenas seu para o GP do Canadá deste domingo (12): muçulmano que é, está vivendo o Ramadã, mês sagrado da religião. Isso quer dizer que desde a semana passada o indonésio não se alimenta entre o amanhecer e o anoitecer, inclusive durante treinos livres e classificação. Só que a corrida é longa e a falta de líquidos pode ser perigosa

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Uma preocupação que em nada tem a ver com o carro ou a pista ou mesmo alguma polêmica com companheiro de equipe envolve um único piloto da F1 no GP do Canadá. Único dos 22 nomes do grid que atende pela fé muçulmana, Rio Haryanto está em constante contato com os médicos da Manor para decidir se mantém ou não as tradições do Ramadã durante a prova deste domingo (12).

 
O Ramadã é o mês sagrado para a religião e começou no último dia 6 de junho. Durante este período, a crença religiosa implica que as pessoas jejuem entre o nascer e o cair do sol. Desta forma, Haryanto teria de passar todo o tempo do desgastante GP canadense sem se hidratar.
 
Segundo seu agente, Piers Hunnisett, é uma preocupação real por questões óbvias de segurança. Até aqui, porém, o indonésio manteve a tradição durante a sexta-feira de treinos livres e o sábado do treino classificatório.
 
"Se trata de um assunto de segurança. Ele manteve sua fé em Montreal nesta semana, mas vamos ver que conselho nos dão os médicos da Manor. É uma corrida longa e a desidratação é uma preocupação", afirmou.
Rio Haryanto (Foto: Getty Images)
"Os pilotos perdem muito líquido durante as corridas, e não queremos a perda de concentração quando um piloto chegue a 350 km/h", continuou.

Não apenas de jejum vive o Ramadã, que é o período do dono durante o qual os muçulmanos vivem as práticas religiosas com mais afinco, também realizando práticas como caridade, por exemplo, e maior presença nas mesquitas.

 
A Indonésia de Haryanto é o país com maior população muçulmana do planeta. Mais de 87% dos indonésios, segundo censo realizado em 2010, seguem o islã. Apenas seis religiões são permitidas no país, que mesmo assim se diz defensor da liberdade religiosa. 
 

O GRANDE PRÊMIO vai transmitir, como de costume, os treinos livres, a classificação e a corrida em Montreal no tradicional TEMPO REAL. E sugere a todos a seguir nossa conta no Twitter — também com transmissão alternativa de todas as atividades em pista —, curtir nossa página no Facebook e ficar ligado em nosso Instagram.
 

Que tal participar do Fantasy F1 e concorrer a prêmios? Inscreva-se no 'Fantasy F1 Grand Prix du Canada (RtAD) 2016'.

Funciona assim: forme uma equipe com um orçamento de 115 milhões de euros. Seus pilotos marcarão pontos com base nos resultados das corridas (pontos de corrida) e na diferença entre a posição final e a posição da qualificação (pontos de bônus).

Ficou interessado? Vem e entre nesta com a gente.

PADDOCK GP #32 DEBATE MotoGP, F1, INDY E STOCK CAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.