“Vai sempre fazer parte da família”: Tributos e despedidas marcam fim de 2024 em Abu Dhabi 

O GP de Abu Dhabi desta temporada foi recheado de despedidas e momentos emocionantes no rádio após a bandeirada final

Ao contrário do que aconteceu na temporada passada, o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 deste ano representou o fim da jornada de alguns pilotos na categoria. Por outro lado, muitos seguem para outra equipe em 2025. Ainda assim, após a bandeirada final no último domingo (8), a comunicação via rádio entre times e pilotos foi tomada por mensagens de despedida e emoções. 

Lewis Hamilton, que está saindo da Mercedes após 12 anos e indo para a Ferrari, deixou um recado para Toto Wolff, chefe da equipe, e Peter Bonnington, engenheiro de corrida. Após agradecer pela “coragem, determinação e paixão”, desejou tudo de bom à esquadra, que seguirá com George Russell e Andrea Kimi Antonelli em 2025. 

“O prazer foi meu”, disse Hamilton. “Sim, Bono, sonhamos sozinhos, mas juntos. Acreditamos e, como equipe, conquistamos coisas que apenas… Obrigado por toda a coragem, determinação e paixão por me ver e me apoiar. O que começou como um voto de confiança se transformou em uma jornada nos livros de história. Fizemos tudo juntos e sou tão grato a todos. Tanto aqui quanto na fábrica. Do fundo do meu coração, tudo de bom. Amo vocês”.

“Nós também te amamos”, respondeu Wolff. “Você sempre vai fazer parte dessa família. E se não pudermos ganhar, que você ganhe”.

Lewis Hamilton se despediu da Mercedes em Abu Dhabi (Foto: AFP)

Do outro lado da moeda está a saída de Carlos Sainz, que deixa a Ferrari após quatro temporadas e parte rumo à Williams. Após a prova, a escuderia preparou uma tela de tributo especial no volante, que foi ativada selecionando o modo #55, correspondendo ao número do espanhol.

“Haha! Lenda! Gosto disso”, disse Sainz. “Bom trabalho, pessoal. Fizemos o nosso melhor. Infelizmente, estavam apenas um passo mais rápidos durante o fim de semana todo, mas fizemos o nosso melhor”. 

“Obrigado, Ferrari. Foi um prazer correr para vocês. Forza Ferrari, sempre. Parabéns ao Charles [Leclerc], deve ter feito uma corrida muito boa. Desejo o melhor para o próximo ano”, completou Sainz, que ainda cantou “smooth operator” uma última vez pela equipe vermelha. 

Outra esquadra que também estará bastante modificada em 2025 é a Haas, que se despediu de Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen para receber Esteban Ocon e Oliver Bearman. Com a conclusão do GP de Abu Dhabi, o alemão agradeceu a equipe que o recebeu em sua volta à F1

Nico Hülkenberg se despediu da Haas em Abu Dhabi (Foto: AFP)

“Foi realmente incrível, especialmente a minha volta. Nunca imaginei que seria tão bem-sucedida. Realmente aproveitei os dois anos juntos com vocês. Muitos momentos marcantes. Então, muito obrigado. Aprecio também e desejo tudo de bom. Continuem fazendo o que estão fazendo, pessoal, estão no caminho certo”, disse Hülkenberg. 

Já Magnussen, após conversar com a esposa pelo rádio em dinamarquês, recebeu os cumprimentos de Ayao Homatsu, chefe da Haas. 

“Muito obrigado, Kev. Foram sete temporadas incríveis. Obrigado”, disse o dirigente japonês, que também exaltou Hülkenberg. “Obrigado, Nico. Foram duas temporadas incríveis. Boa sorte para o futuro e obrigado por tudo o que fez pela equipe. Realmente aproveitamos”. 

A nova casa de Hülkenberg, inclusive, a Sauber, além de também se despedir de dois pilotos, também disse adeus ao diretor-técnico Beat Zehnder, que prometeu pagar as bebidas depois da corrida. 

“Foi um privilégio, um prazer e uma honra servir vocês por 31 anos como diretor-esportivo. Vocês são um grupo incrível de pessoas, tanto na pista quanto em casa. Muito obrigado. As bebidas são por minha conta no bar hoje à noite”, disse Zehnder.

Valtteri Bottas lamentou fim de jornada decepcionante com a Sauber (Foto: Sauber)

Valtteri Bottas, por outro lado, foi bem sucinto após encerrar a temporada zerado e abandonar o GP de Abu Dhabi. “Bem, foi um final merda”, disse o finlandês. 

Guanyu Zhou, por sua vez, exaltou o aprendizado que teve em sua última temporada na Fórmula 1.

“Obrigado, pessoal. Foi uma temporada cheia de eventos, altos e baixos, mas aprendi muito, aproveitei muito, fiz grandes amigos. Então, obrigado. Tudo de bom para a equipe no futuro. Tenho certeza de que vou vê-los por aí no próximo ano também”, comentou o chinês. 

Por fim, Franco Colapinto, que chegou na Williams como um substituto a curto prazo de Logan Sargeant, também não teve um fim de ano ideal e abandonou em Yas Marina. James Vowles, chefe de equipe, agradeceu o argentino e lamentou a conclusão decepcionante.

Franco Colapinto deixa Williams para chegada de Carlos Sainz em 2025 (Foto: Williams)

“Desculpa, Franco, não era assim que queria que fosse sua última corrida. Estamos com um problema na unidade de potência. Foi um prazer este ano, obrigado”, disse Vowles.

“Obrigado, pessoal, por esta oportunidade”, respondeu o argentino.

Fórmula 1 realiza a pós-temporada nesta terça-feira (10), em Abu Dhabi, das 2h (de Brasília, GMT-3) às 11h. Os pilotos titulares conduzirão o programa da Pirelli e dividirão a pista com os respectivos colegas novatos. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.