Bottas admite Colapinto com “mais chances” em briga por vaga na Sauber: “Carro não ajuda”
Ainda que acredite ser um piloto melhor agora do que na época em que estava na Mercedes, Valtteri Bottas disse que o fato de estar constantemente competindo pelas últimas posições não permite que ele mostre todo o potencial
Valtteri Bottas está convencido de que ainda possui as qualidades necessárias para garantir uma renovação de contrato com Sauber e, assim, permanecer na Fórmula 1 nos próximos anos. O finlandês afirmou que está “guiando melhor do que na época de Mercedes“, mas deixou claro que o desempenho ruim do C44 não lhe permite mostrar todo o potencial.
Ainda zerado na classificação do Mundial de Pilotos, o #77 terminou o GP do Azerbaijão, realizado no domingo (15), na última posição. De olho no GP de Singapura, 18ª etapa do certame atual, o companheiro de Guanyu Zhou não mostrou muito otimismo ao destacar as características do circuito de rua de Marina Bay, dizendo que espera mais uma corrida difícil para a equipe de Hinwil na competição.
“Definitivamente tivemos muitas corridas difíceis, não apenas algumas. Expectativas, realisticamente, não acho que será um fim de semana fácil, pois não temos nenhuma atualização”, disse durante a entrevista coletiva desta quinta-feira. “Mas, sim, é uma pista um pouco diferente de Baku, com um nível de downforce diferente. Se conseguirmos fazer as coisas direito, podemos estar em uma melhor posição, mas não esperamos nenhuma mágica, para ser honesto”, continuou.
“Mas ainda estamos aqui para, é claro, tentar fazer o melhor que pudermos. E com esse tipo de corrida, nunca sabemos o que pode acontecer, pode ser uma boa oportunidade. Pode surgir alguma chance no domingo”, acrescentou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Por que Piastri é aposta em pista em duelo contra Verstappen por título da F1 2024
Ainda sonhando com a possibilidade de garantir a segunda vaga no grid da Audi para 2026 ao lado de Nico Hülkenberg, Bottas agora também precisa superar um outro candidato que entrou na disputa. Além do brasileiro Gabriel Bortoleto, atual líder da Fórmula 2, Franco Colapinto soube aproveitar bem a oportunidade que teve de substituir Logan Sargeant e despertou na Williams o interesse de mantê-lo no grid para 2025. Por ter um carro melhor em mãos, Valtteri acredita que o argentino sai em vantagem.
“É assim que o esporte funciona. Acho que não é só neste ano, mas se olharmos para as duas últimas temporadas, quando você está lutando para não ficar em último, obviamente o desempenho que você está tendo é muito menos visível, e é praticamente contra seu companheiro de equipe que acontecem as comparações”, explicou. “Então, com certeza, você tem mais chances se estiver brigando dentro da zona de pontos e mais à frente no grid, é assim que funciona”, lamentou.
“A situação não me ajudou. Mas, ainda há pessoas no paddock que sabem qual é o desempenho real, e especialmente dentro da equipe, elas sabem como estou performando semana após semana, e isso é o principal. Só preciso que as pessoas que realmente interessam saibam como estou me apresentando. E é isso que importa”, destacou.
Antes de ingressar na Alfa Romeo em 2022, o finlandês passou cinco temporadas sendo companheiro de equipe de Lewis Hamilton na Mercedes, onde conquistou as dez vitórias que possui no currículo. Apesar de estar na ponta de baixo da tabela e com um carro muito inferior nos dias de hoje, Bottas garantiu que se sente um piloto muito melhor do que há alguns anos.
“Especialmente em classificação. Não senti nenhum sinal de queda no desempenho. Continuo melhorando por causa da experiência, ganhando mais consistência, mais confiança. Sou capaz de resolver problemas diferentes de maneiras diferentes e posso me adaptar melhor ao carro cada vez mais. Então, sinto, na verdade, que estou guiando melhor do que fazia na Mercedes. Mas, obviamente, não é tão visível”, finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (20), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (21), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (2), os pilotos disputam a corrida em Marina Bay a partir das 9h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.