Bottas coloca renovação como “prioridade” e espera definir futuro até GP dos EUA de F1
Valtteri Bottas quer definir futuro até próxima etapa da F1, o GP dos Estados Unidos. Gabriel Bortoleto e Franco Colapinto concorrem à vaga na Sauber para 2025
Valtteri Bottas não esconde a vontade de permanecer na Fórmula 1. Apontado como principal concorrente de Gabriel Bortoleto pela vaga na Sauber Audi, o finlandês declarou que espera definir seu futuro para 2025 durante o período de pausa da categoria, que só retorna entre os dias 18 e 20 de outubro, com o GP dos Estados Unidos.
No último final de semana, o jornal suíço Blick revelou que Bottas teria acertado a renovação de contrato por mais um ano de duração com a Sauber. Na matéria, assinada por Roger Benoit, o jornalista conta que recebeu a informação de um “bem-sucedido chefe de equipe”, o mesmo que lhe deu em primeira mão a notícia de que a Audi seria parceira da Sauber, ainda durante o GP do Canadá de 2022 — algo que foi confirmado meses após.
Internamente, Bortoleto “está muito bem cotado”, também soube o GRANDE PRÊMIO, e é por essa razão que a McLaren, equipe da qual Gabriel faz parte por meio do programa de jovens pilotos, bate o pé quanto à duração do acordo com a Sauber Audi — o principal impasse neste momento. Os ingleses, no momento, aceitam empréstimo por dois anos, tempo que coincide com o fim do contrato vigente de Oscar Piastri. Lando Norris, por sua vez, renovou em janeiro acordo “multianual”, mesmo já estando garantido até o fim de 2025. A marca alemã, por outro lado, quer contar com o brasileiro por quatro temporadas.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Outro que surge como candidato à vaga na Sauber Audi é Franco Colapinto, atualmente na Williams. O GP apurou que o Colapinto concorre ao segundo assento em Hinwil após estreia convincente em Monza e os primeiros pontos conquistados no Azerbaijão. Só que a situação do argentino, entende-se, cai na mesma de Bortoleto: o tempo de contrato. A proposta da Sauber para ele seria a mesma, ou seja, um acordo de quatro anos, mas a Williams não quer perdê-lo por tanto tempo, já que Carlos Sainz possui uma cláusula contratual que o libera caso uma equipe de ponta lhe ofereça vaga.
Em entrevista realizada ainda em Singapura, Bottas até falou que “encontrar desempenho” para este ano está no topo das prioridades, mas não demorou muito para o finlandês falar que definir a renovação — ou não — está na lista de urgências.
“Primeiramente, tentar encontrar desempenho, avaliando o que exatamente serão as atualizações para Austin, que serão muito necessárias”, declarou Bottas.
“E as coisas para o futuro, o que está entre as minhas prioridades, porque está começando a parecer quase como época de Natal. Está chegando perto, então é melhor resolver isso”, completou.
Com o desempenho fraco da Sauber em 2024, única equipe que não pontuou na temporada, Bottas pouco teve para comemorar em Singapura, terminando a corrida na 16ª posição, logo atrás de Guanyu Zhou, seu companheiro de equipe.
“Tive um problemas com os freios no começo da corrida. Eles superaqueceram e travaram, então, perdi algum tempo ali. Se olhar a corrida, não acho que poderíamos fazer muito diferente. Pudemos trabalhar juntos, como equipe, no final da prova para manter [Pierre] Gasly atrás. Isso foi bom, acho que maximizamos o resultado”, encerrou Bottas.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.