Bottas critica Colapinto por demora para alinhar no grid do GP da Itália: “Muito devagar”

Valtteri Bottas e Gunayu Zhou, que formaram a última fila na largada do GP da Itália, demoraram para se alinhar no grid

A estreia de Franco Colapinto na Fórmula 1 foi marcada por uma prova de recuperação no GP da Itália e um respeitável 12º lugar. No entanto, antes mesmo da largada em Monza, o novato foi denunciado por Valtteri Bottas por ter ido “muito devagar” durante a volta de apresentação e atrasar o alinhamento do grid, o que pode prejudicar os carros que já estão parados mais adiante. 

Colapinto largou da 18ª posição, imediatamente à frente de Bottas e Guanyu Zhou, que formaram a última fila. Segundo o finlandês, o piloto da Williams deixou um espaço muito grande para o carro da frente na volta de apresentação, que era a Aston Martin de Lance Stroll

Por isso, Bottas denunciou o argentino na esperança de uma punição ser aplicada para o estreante, o que não aconteceu. No rádio, o piloto da Sauber reclamou imediatamente após a largada da velocidade de Colapinto. 

“O espaço entre o carro da frente e o seguinte estava muito grande, segundo as regras”, disse Bottas, que completou dizendo que “sim, [Colapinto estava] muito devagar”.

Franco Colapinto terminou o GP da Itália em 12º (Foto: Williams)

Após a bandeirada final, Bottas explicou em maiores detalhes o que tinha pensado na hora e afirmou que Colapinto “vai aprender” com o erro. 

“Não sei por que a diferença era tão grande. Obviamente é a primeira vez dele e tenho certeza que aprenderá com isso. Acabei reportando porque podíamos ganhar uma posição se houvesse uma punição. Esse é o jogo”, comentou. 

Durante a transmissão da Sky Sports, o ex-piloto da F1 Martin Brundle apontou a demora no alinhamento e citou que a baixa velocidade da última fila da Sauber poderia prejudicar o aquecimento dos pneus dos primeiros colocados.  

“Estão parados na frente do grid por um bom tempo. Na semana passada, em Zandvoort, eles não aqueceram os pneus traseiros o suficiente. Uma longa espera na primeira fila do grid não vai ajudar a McLaren com isso. Está demorando muito, eles realmente precisam falar sobre isso no briefing dos pilotos. Está levando muito tempo para a fila de trás se alinhar”, analisou. 

Agora, a Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 LEIA TAMBÉM: Sauber despista sobre Bortoleto, mas garante decisão sobre pilotos “o mais rápido possível”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.