Bottas lembra que questionou a si mesmo durante férias para “descobrir como melhorar”

Valtteri Bottas abre 2021 ciente de que precisa entregar mais. Por isso, foi para a pausa no inverno europeu pensando em como é possível evoluir e dar um salto de qualidade às vésperas do início da sua quinta temporada como piloto da Mercedes na Fórmula 1

Valtteri Bottas fechou a temporada passada como vice-campeão do mundo, mas nem por isso foi um 2020 de grande performance. Afinal, sendo dono do melhor carro da F1, é natural que o finlandês termine pelo menos na segunda colocação. Entretanto, o nórdico, em que pese ter feito algumas corridas muito fortes, como na vitória no GP da Áustria, e performances muito parecidas ou até melhores que Lewis Hamilton em classificações, jamais conseguiu ser um concorrente direto do britânico na luta pelo título mundial.

O desempenho muito abaixo do que poderia entregar tendo nas mãos o carro da Mercedes fez Valtteri ir para as férias no inverno com um questionamento central na mente.

“O ponto principal durante o inverno e as férias foi ter sido honesto comigo mesmo e tentar descobrir como posso ser melhor. E saber, quando estiver no grid no Bahrein, que dei tudo o que pude de melhor tanto do aspecto físico quanto do mental, que dei tudo de mim”, disse o piloto durante entrevista no lançamento do W12 nesta terça-feira (2).

VALTTERI BOTTAS; MERCEDES; W12; FÓRMULA 1; FÓRMULA 1 2021;
Valtteri Bottas abre a nova temporada ciente de que precisa entregar mais (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Tudo sobre os lançamentos dos carros da F1 2021

Assim como Hamilton, Bottas também tem contrato com a Mercedes válido apenas para a temporada 2021, mas sabe que, diferente do companheiro de equipe, o seu patamar dentro da equipe é bem diferente. E, desta vez, o finlandês convive com uma ameaça real à sua permanência no ano que vem, chamada George Russell. Mas Valtteri tenta olhar apenas para o que vai ser possível fazer neste novo campeonato. “É o meu quinto ano com a Mercedes. Estou totalmente concentrado nos meus próprios objetivos”.

Para Bottas, ter Hamilton ao seu lado nos boxes da Mercedes é um privilégio e, ao mesmo tempo, uma missão duríssima. “Ele me dá motivação, é um desafio tê-lo como companheiro de equipe. Trabalhamos bem juntos, mas quando coloco o capacete, competimos muito um contra o outro. Ele é a melhor referência que existe”.

O piloto comemorou por estar de volta à sede da Mercedes, em Brackley, algo que foi pouco comum no ano passado em razão da pandemia.

“Obviamente, não pudemos visitar muito a fábrica no ano passado. Então, em primeiro lugar, estou muito feliz por estar de volta aqui e ver o novo carro pela primeira vez. Tenho recebido atualizações regulares sobre como as coisas estão progredindo, então é bom agora poder ver o resultado final pessoalmente, e isso me deixa mais animado para a nova temporada”, comentou.

Por fim, o piloto falou sobre a ansiedade para guiar o W12, que vai ficar apenas para 12 de março, em Sakhir. “Os carros são muito parecidos com os do ano passado, mas existem algumas mudanças aerodinâmicas interessantes que terão um impacto em como o carro se comporta, então estou ansioso para ver como é a sensação na pista do Bahrein”, concluiu.

https://open.spotify.com/episode/56EWZtjjXZerTSc5mEGdpr?si=dXJwGloaQQ6ZEGdY1gUInQ&nd=1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube