“De novo não, Abu Dhabi”: Bottas revela “déjà vu” de 2021 por briga com Aston Martin
Alfa Romeo travou disputa acirrada com equipe de Silverstone, mas conseguiu segurar 6º lugar no Mundial de Construtores. Finlandês lembrou decepção do vice de Hamilton na temporada passada e, ainda pelo rádio, pediu aos céus que destino fosse diferente desta vez
Antes do GP de Abu Dhabi, último da temporada, a Alfa Romeo tinha vantagem de somente quatro pontos para a Aston Martin — as duas equipes, pois, prometiam grande briga pelo 6º lugar no Mundial de Construtores. Mais do que a posição final, a premiação de US$ 12 milhões (cerca de R$ 64 milhões) — diferença entre o sexto e o sétimo lugar da tabela — mostrava-se o principal atrativo para os times.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Relacionadas
Em Yas Marina, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou zeraram: o finlandês foi o 15º e, o chinês, 12º. Mas a pontuação da Aston Martin — com Lance Stroll em 8º e Sebastian Vettel em 10º — não foi suficiente para o time de Silverstone. Resultado final: 55 a 55 na tabela, mas o quinto lugar de Bottas no GP da Emília-Romanha fez a diferença e foi o fator de desempate.
Justamente como a tabela indica, o fim foi dramático. Stroll ensaiou tentativa de volta mais rápida em Abu Dhabi, enquanto Vettel atacou Daniel Ricciardo, 9º, durante o último giro.
“Não faça isso comigo de novo, Abu Dhabi”, pediu Bottas, ainda pelo rádio, durante a corrida. Em 2021, o finlandês viu a Mercedes se frustrar com o vice-campeonato de Lewis Hamilton, também em Yas Marina, com a ultrapassagem de Max Verstappen na última volta.
Após a confirmação do resultado positivo por seu engenheiro, o piloto da Alfa Romeo expressou alívio. “Ha! A sorte, de fato, muda. Parabéns, pessoal, foi merecido. É apenas o começo para nós”, disse, após cruzar a linha de chegada.
Depois da corrida, Bottas voltou a relembrar o gosto amargo no ano passado para exaltar o feito da base de Hinwil em Yas Marina.
“Estou muito feliz pelo time. É um resultado importante e você pode ver o que significa para todos nós. A briga pelo 6º lugar nos Construtores foi apertada, muito apertada, mas conseguimos o objetivo e estou muito orgulhoso de todos”, seguiu.
“A única coisa que importava para nós era a tabela. A estratégia que escolhemos foi bem defensiva, tentando segurar posições e diminuir o ritmo dos nossos rivais — uma vez que estávamos à frente deles. Funcionou, mas tivemos alguns momentos tensos na última volta. Esperar para ouvir se tínhamos conseguido ou não me deu um pouco de ‘déjà vu’ — apesar de que, dessa vez, o final foi muito mais positivo do que em 2021”, completou, por fim, Bottas.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.