Bottas vê tarefa difícil e alerta Russell: “Ninguém bate Hamilton com mesmo carro”

Com histórico de 101 corridas na equipe alemã, novo piloto da Alfa Romeo exaltou o talento, consistência e dedicação do heptacampeão da F1

FÓRMULA 1: É HORA DE ACABAR COM OS LANÇAMENTOS DE CARROS?

Além da mudança na concepção dos carros e o calendário mais longo da história, com 23 provas, a temporada 2022 da Fórmula 1 também estará marcada por iniciar uma nova fase na carreira de Valtteri Bottas. Depois de cinco temporadas na Mercedes, entre 2017 e 2021, o finlandês vai ser titular da Alfa Romeo. A troca de equipe gerou também a expectativa sobre como será o desempenho do seu substituto, George Russell, diante do heptacampeão Lewis Hamilton.

Quando Russell foi anunciado como companheiro de Hamilton, em setembro do ano passado, iniciaram-se as especulações se o desempenho do novo piloto da Mercedes será melhor do que o apresentado pelo finlandês, inclusive se vai ter margem para andar no mesmo ritmo que o heptacampeão.

Entretanto, Bottas, que dividiu a equipe com Hamilton por 100 corridas, é o piloto que mais conhece o inglês de 37 anos dentro e fora das pistas, e afirmou categoricamente que a missão de Russell será bem complicada. “George vai se ajustar bem porque ele está na Mercedes há alguns anos. Mas vencer Lewis não é fácil. Eu experimentei isso”, iniciou em entrevista ao SunSport. “Não vejo ninguém batendo Lewis com o mesmo carro no futuro próximo”, sacramentou.

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton foram parceiros na Mercedes de 2017 a 2021 (Foto: Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.

O novo piloto da Alfa Romeo afirmou que o seu ex-companheiro tem como principais características a consistência, a capacidade de se adaptar a diferentes condições, a dedicação no trabalho com os engenheiros e mecânicos. Segundo Bottas, esses pontos aliados ao talento fazem o inglês ter um nível de desempenho muito acima do comum, até em dias considerado ruins.

“Todo piloto tem uma performance que é um pouco acima ou abaixo, mas sua regularidade de desempenho é muito alta. Mesmo quando ele tem um dia ruim, não é tão ruim. É sua consistência ao longo da temporada”, elogiou.

Além de tudo isso, Hamilton, segundo Bottas, tem como habilidade técnica a preservação dos pneus, o que é um diferencial no atual momento da Fórmula 1. “Seu gerenciamento de pneus é uma habilidade especial e todas essas coisas são combinadas com talento”, destacou.

Diante de um companheiro tão talentoso e técnico, o piloto do carro #77 enalteceu as dez vitórias conquistadas sobre Hamilton na Mercedes. “Posso me orgulhar de ter sido capaz de vencê-lo no meu dia. Mas não com consistência suficiente para vencê-lo ao longo de uma temporada”, reconheceu.

VALTTERI BOTTAS; MACACÃO AZUL; MERCEDES; DESPEDIDA; GP DE ABU DHABI; F1;
Valtteri Bottas ganhou o macacão azul como presente de despedida da Mercedes e parte para a Alfa Romeo (Foto: Mercedes)

Leia também

+Mercedes culpa inflação por dificuldades em se manter no teto orçamentário na F1

Com a experiência adquirida ao lado do heptacampeão, mas também sob a liderança de Toto Wolff, chefe da Mercedes, Bottas acredita que está preparado para liderar o projeto da Alfa Romeo. “Tenho certeza que com a experiência que tenho com a Williams e depois de cinco temporadas na Mercedes, poderei ajudar a equipe a seguir em frente. Me sinto muito confortável com o papel. Sim, há uma responsabilidade e tenho compromissos com a equipe, mas será emocionante”, disse.

Próximo de fazer a sua estreia pelo novo time, o piloto de 32 anos também revelou que aproveitou todos os momentos na Mercedes e está entusiasmado com a nova fase na carreira. “Houve ótimos momentos e gostei de trabalhar com Lewis e Toto [Wolff, chefe da equipe Mercedes], mas também estou muito empolgado com meu novo capítulo”, concluiu.

Ao lado do chinês Guanyu Zhou, seu novo companheiro de equipe, Bottas vai participar da apresentação do novo carro da Alfa Romeo para a temporada 2022. O evento de lançamento acontece no próximo domingo (27). Mas, antes, o finlandês estará na pista para a primeira sessão de testes de pré-temporada, marcada para esta quarta-feira (23), em Barcelona.

AS 10 VEZES QUE A FIA INTERFERIU (E MUITO) NAS CORRIDAS DA FÓRMULA 1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.