Veja declarações dos pilotos após GP do Japão, 15ª etapa da temporada 2014 do Mundial de F1

Lewis Hamilton ultrapassou Nico Rosberg, venceu etapa no Japão e ampliou vantagem na liderança do campeonato; corrida ficou marcada pelo forte acidente de Jules Bianchi, da Marussia

Lewis Hamiltou venceu neste domingo (5) o GP do Japão. Após ultrapassar o companheiro de equipe Nico Rosberg pouco depois da metade da prova, Lewis administrou bem a vantagem e foi declarado o vencedor com a interrupção da prova por conta da grave colisão de Jules Bianchi com um trator.

Com o resultado obtido no molhado circuito de Suzuka, o inglês ampliou para dez pontos a vantagem na liderança no Mundial. A próxima etapa do campeonato acontecerá na Rússia, no próximo final de semana.

Apesar do pódio, os pilotos não celebraram nada, diante do acidente grave de Jules Bianchi (Foto: Getty Images)

Confira as declarações dos pilotos:

RED BULL
 
Daniel Ricciardo, quarto: "Neste momento, estamos todos pensando Bianchi e essa é a maior preocupação. A corrida foi complicada, o set-up que tínhamos de ontem valeu a pena. Tentamos algumas coisas diferentes com a estratégia, mas Bianchi é a minha principal preocupação no momento. "
 
MCLAREN
 
Jenson Button, quinto: "Para mim, a corrida realmente não importa hoje. A coisa mais importante a dizer é que todos os nossos pensamentos estão com ele, sua família e sua equipe agora. É um acidente que você nunca espera que aconteça na Fórmula 1." 
 
Kevin Magnussen, 14º: "Realmente espero que Jules esteja bem. É uma sensação ruim quando algo assim acontece, então vamos esperar e rezar para ele. Fizemos o melhor que podíamos hoje, mas tivemos um problema infeliz com o volante, que basicamente me deixou fora da corrida. Tentei voltar e conseguir alguns pontos, mas infelizmente não foi possível conquistá-los."
Jenson Button em Suzuka (Foto: Getty Images)
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, sexto: "Não foi uma corrida fácil para nós, no entanto, ainda consegui alguns pontos. O carro não estava bom no molhado, mas fizemos o máximo na estratégia e extraímos o que podíamos. Não tinha ritmo nas curvas e assim perdi muito tempo. Foi uma surpresa ver a Red Bull tão rápida. Eu realmente espero que Jules esteja bem e que não seja nada sério."
 
FORCE INDIA
 
Nico Hulkenberg, oitavo: "Até as últimas voltas, a minha corrida estava indo muito bem: eu tinha um bom ritmo e uma boa sensação do carro. Fizemos algum progresso desde o início, fomos capazes de ultrapassar alguns carros na primeira parada. As condições eram muito difíceis desde o início: a visibilidade era muito ruim. É sempre um desafio a pista molhada. Quando o carro de segurança saiu decidimos ir ao pit novamente, eu precisava de borracha nova para terminar a corrida. Estou feliz pelos pontos após um sábado difícil. Suzuka é uma pista difícil para competir no molhado, porque há muitos lugares onde você pode aquaplanar. Não vi o que aconteceu no acidente que encerrou a corrida, mas espero que Jules esteja ok."
 
Sergio Perez, décimo: "As condições estavam muito difíceis hoje. Quando começamos a corrida eu não podia sequer ver o carro na minha frente. Para começar, era apenas uma corrida para evitar a aquaplanagem e tentar manter o carro na pista porque a visibilidade era muito baixa. Nossa estratégia estava funcionando muito bem, mas acho que tivemos azar na parada final, o que me fez perder posições. Como todos, os meus pensamentos estão com Jules e espero que possamos ouvir boas notícias em breve."
 
TORO ROSSO
 
Jean-Eric Vergne, nono: "Fiquei muito feliz com a minha corrida até ser informado sobre o acidente de Jules. Conseguir alguma notícia sobre ele é tudo o que importa no momento. Quanto a mim, partir do final do grid e terminar nos pontos é uma grande conquista. Hoje, em tais condições de corrida, foi muito difícil não cometer erros, mas acredito que fizemos um excelente trabalho."
 
Daniil Kvyat, 11º: "A única coisa importante esta noite é que eu espero que Bianchi esteja ok. Foi uma corrida difícil, hoje, com a chuva. O desempenho geral do carro estava bom, mas infelizmente nossa estratégia não deu muito certo, e com o safety-car e bandeira vermelha no final da corrida, minhas chances de um terminar nos pontos foram embora."
 
FERRARI
 
Kimi Raikkonen, 12º: "No geral, foi um fim de semana muito decepcionante. Eu tive problemas de set-up desde o primeiro dia e hoje de novo na corrida eu não consegui pilotar da maneira que eu gostaria. Após o início atrás do safety-car, as condições da pista eram muito ruins e a visibilidade era muito baixa, mas meu carro estava bom. Depois, quando a chuva diminuiu, meus pneus intermediários começaram a me dar problemas, o que significava que eu tinha que desacelerar. Agora, vamos tentar resolver esse problema o mais rápido possível e melhorar já na próxima corrida. Porém, o mais importante agora, vamos esperar que tenhamos boas notícias sobre Jules Bianchi."
 
Fernando Alonso, não completou: "Foi uma pena perder a oportunidade de participar desta corrida, porque, sem nada a perder em termos de campeonato, eu poderia arriscar mais e, talvez, ir ao pódio. Ainda não sei o que causou o problema técnico, só que, de repente, o carro perdeu a parte elétrica, talvez um curto-circuito causado pela chuva. Agora, nas quatro corridas restantes, a prioridade é conseguir o maior número de pontos possíveis, porque ainda estamos buscando o terceiro lugar na classificação de construtores. A única boa notícia que queremos agora é relacionada a Jules Bianchi. Espero ouvir muito em breve que ele está bem."
Felipe Massa, à frente de Fernando Alonso, ainda no início da corrida em Suzuka (Foto: Getty Images)
SAUBER 
 
Esteban Gutiérrez, 13º: "Acho que foi a decisão certa parar a corrida. Eu realmente espero que Jules esteja ok. No que diz respeito a minha corrida, eu lutei desde o princípio até o fim. As condições eram muito desafiadoras e era difícil entrar no ritmo de imediato."
 
Adrian Sutil, não completou: "Meus pensamentos estão com Jules, que escapou no mesmo lugar que eu. O resto é irrevelevante neste momento. Todo mundo no paddock deve pensar nele, e espero que ele esteja em boas mãos. Foi uma corrida difícil em condições difíceis".
 
LOTUS
 
Romain Grosjean, 15º: "Em primeiro lugar, os meus pensamentos estão com Jules e espero que ele não esteja gravemente ferido. Foi uma corrida difícil. A largada com o safety-car estava em condições muito complicadas, o spray tornava difícil enxergar e estávamos aquaplanando muito, por isso foi sensata a bandeira vermelha. Após o reinício, as condições eram muito melhores, mas, em seguida, a chuva voltou e foi difícil estar com os pneus certos e encontrar a aderência que queríamos. O carro parecia muito bom às vezes, mas também usamos os nossos pneus muito rapidamente, por isso foi um grande desafio hoje."
 
Pastor Maldonado, 16º: "Foi uma corrida difícil desde o início. Estávamos indo muito bem, tentando antecipar o que os outros fariam na estratégia e recuperar alguns lugares. Houve uma grande batalha na parte de trás, bastante complicada, porque a visibilidade não era tão boa. Fomos capazes de fazer alguns bons movimentos, mas tinha que ser muito cuidadosos sobre onde acelerar. Mais importante, meus pensamentos e orações estão com Jules, espero que ele esteja bem."
 
CATERHAM
 
Marcus Ericsson, 17º: "O tempo tornou a corrida difícil – a pista estava impraticável no início atrás do safety-car, por isso deram bandeira vermelha. Infelizmente rodei e perdi toda a minha vantagem de ontem, o que foi uma grande decepção. Mas depois acho que fiz uma corrida fantástica, nosso ritmo era muito forte e eu só tive que refazer o trabalho de ontem e ultrapassar os caras de novo, por isso devemos estar satisfeitos com a velocidade e o ritmo de hoje. Queremos estar mais acima e com a velocidade que tivemos nós poderíamos ter conseguido isso hoje, mas é definitivamente um passo à frente e algo para construir nas próximas corridas. Espero que Jules não tenha se ferido gravemente em seu acidente, todos os pensamentos estão com ele."
 
Kamui Kobayashi, 19º: "Primeiro de tudo eu gostaria de dizer que espero que Jules esteja bem. A corrida foi difícil para mim; no geral eu acho que eu não tinha ritmo suficiente. Infelizmente o meu GP em casa não foi como eu esperava, mas foi incrível ver todos os fãs nas arquibancadas, mesmo sem parar de chover durante todo o dia – eles são incríveis e me deram um grande incentivo, quero agradecer a cada um deles! Marcus também fez um trabalho muito bom. A equipe pode ficar satisfeita com nosso desempenho geral, estamos melhorando."

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.