Veja declarações dos pilotos após GP dos Estados Unidos, 17ª etapa da temporada 2014 do Mundial de F1

Lewis Hamilton venceu mais uma etapa. Neste domingo, o britânico superou o companheiro de equipe Nico Rosberg e triunfou em Austin, no GP dos Estados Unidos. Daniel Ricciardo fechou o pódio e Felipe Massa foi o quarto

Lewis Hamilton deu mais um passo importante na luta pelo título da temporada. Neste domingo (2), o britânico se aproveitou do vacilo de Nico Rosberg, tomou a ponta da corrida e venceu mais uma vez, desta vez nos Estados Unidos.
 
O pódio ainda teve o australiano Daniel Ricciardo, cada vez mais isolado na terceira colocação do Mundial de Pilotos. Felipe Massa ficou em quarto, chegando na frente de seu companheiro Valtteri Bottas, quinto.
 
Fernando Alonso foi o sexto, na sequência apareceram Sebastian Vettel, Kevin Magnussen, Pastor Maldonado e Jean-Éric Vergne, sendo que os dois últimos receberam punições de 5s por incidentes na corrida.
Felipe Massa e Valtteri Bottas durante o GP dos EUA (Foto: Getty Images)
Confira as declarações:
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, quinto: “No geral nós conseguimos conquistas alguns bons pontos e aumentamos nossa vantagem sobre a Ferrari na terceira colocação do Mundial de Construtores, mas existe um número de coisa que podemos aprender de hoje. Tive um pouco de problema com a aderência no começo, o que permitiu com que Ricciardo me ultrapassasse. As Red Bulls também conseguiram manter melhor a degradação dos pneus e mostraram um ritmo melhor por mais tempo, então isso dificultou para alcançar Ricciardo. Neste ponto da temporada estamos tentando maximizar nossa vantagem na tabela, e esse foi um bom resultado que nos coloca em uma boa posição para seguir para o Brasil.”
 
FERRARI
 
Fernando Alonso, sexto: “Hoje foi mais ou menos como o esperado, os carros na nossa frente estavam muito velozes, abrindo vantagem logo após a largada. Após uma boa saída, tentamos ao máximo manter nossa sexta colocação, pensando no Mundial de Construtores, e por isso era importante terminar na frente das McLarens. A estratégia era a melhor possível, parando no melhor momento. Na segunda parada, tentamos os pneus macios e ir mais rápido. Acredito que a temporada tem sido bastante complicada e, independente do comportamento do carro nas últimas corridas, quero fazer meu melhor para arrecadar o máximo de pontos e ajudar minha equipe”.
 
Kimi Räikkönen, 14º: “Este final de semana foi bastante complicado, e novamente não consegui dar meu máximo na corrida. Até a primeira parada, o carro estava se comportando bem, mas assim que coloquei os pneus médios a situação ficou difícil, com uma degradação maior do que esperado, e então comecei a ter problemas com a aderência. Tentei manter o máximo os compostos, diminuindo a velocidade em algumas partes do traçado, mas então tive que fazer uma parada não programada. Agora continuaremos nosso trabalho e resolveremos o problema. Não será fácil, mas não iremos desistir até a última corrida”.
Fernando Alonso foi o sexto (Foto: Getty Images)
RED BULL
 
Sebastian Vettel, sétimo: “Minha primeira metade de corrida foi ruim. A segunda parte foi melhor e pude avançar bem depois de fazer um pit-stop já no final da prova. Decidimos colocar pneus novos para atacar quem estava sofrendo com os antigos e estava em um ritmo mais lento. Ter pouco downforce ajudou a ultrapassar, mas atrapalhou para ficar perto do resto”.
 
MCLAREN
 
Kevin Magnussen, oitavo: “Oito pontos não é um resultado fantástico mas, honestamente, eu não acredito que pudéssemos tirar muito mais do carro nessa tarde. É uma pena que Jenson tenha perdido os pontos no final – acredito que ele tenha ficado sem pneus – mas eu fui sortudo o suficiente para estar um pouco a frente, o que me permitiu ficar a frente dos carros com quem estava disputando. Eu não posso ficar chateado com o resultado de hoje, mas não foi um final-de-semana para ser lembrado pela equipe. Todavia, agora vamos direto para o Brasil para outro Grande Prêmio em poucos dias – eu realmente estou ansioso para pilotar em Interlagos, que parece ser uma pista fantástica, e eu espero que possamos ter um final-de-semana melhor lá.”
 
Jenson Button, 12º: “Só andamos para trás hoje. A única parte de diversão dessa tarde foi a luta com Fernando. Mas, além disso, foi bastante aborrecido. É anormal para nosso carro sofrer tanto desgaste de pneu, causando tanto estrago, como hoje, e eu passei por problemas particulares com os traseiros. A temperatura de superfície dos pneus estava ficando muito alta, enquanto a temperatura interior estava diminuindo. Isso significou que estávamos escorregando muito e, como resultado, eu sofri muito em comparação com os pilotos ao meu redor. Tomara que o Brasil se encaixe um pouco melhor”.

LOTUS

 
Pastor Maldonado, nono: “Foi uma grande disputa desde o início. A estratégia deu certo e o carro, surpreendentemente, esteve muito bem! Estávamos totalmente focados e preocupados em manter o ritmo e poupar os pneus. Estávamos mal nas curvas de alta, mas muito bem nas de baixa. Ultrapassar não estava fácil por causa do nosso problema de velocidade, mas conseguimos brigar bem. Estou confiante que vamos fazer um bom trabalho nas próximas duas provas”.
 
Romain Grosjean, 11º: “A corrida foi muito boa, gostei bastante. O carro estava veloz. Eu consegui acompanhar o ritmo das Ferrari. Lutar com Jenson Button foi muito desafiador e divertido, com o Vergne não foi tanto assim. Ele quebrou minha asa dianteira e quebrou a minha traseira, o que fez com que meu carro ficasse praticamente inguiável depois disso. Não fiquei nada contente pois isto me custou a oitava colocação. Pelo menos voltamos aos pontos com Pastor, uma pena que não alcancei a mesma zona de pontos”.
Batalha entre Romain Grosjean e Jean-Éric Vergne em Austin (Foto: Getty Images)
TORO ROSSO
 
Jean-Éric Vergne, décimo: “Foi uma corrida animada, mas difícil ao mesmo tempo. Nas últimas voltas eu só queria ganhar posições. Eu vi a oportunidade de ultrapassar Romain e decidi tentar. Quando ele fechou a porta já era muito tarde. No fim das contas, isso é uma corrida e você deve brigar tanto quanto pode. Eu gosto de brigar, então foi divertido. É ótimo estar nos pontos, especialmente depois de um fim de semana difícil, sem muito ritmo. Nós temos o carro para ir bem e eu fico feliz por não precisar esperar muito até voltar, semana que vem, no Brasil, onde espero poder marcar mais pontos.”
 
Daniil Kvyat, 15º: “Nós estivemos competitivos hoje e merecemos marcar alguns pontos aqui em Austin. Tivemos um ritmo fantástico até o final do Grande Prêmio quando eu ultrapassei Räikkönen, mas infelizmente danifiquei meu pneu dianteiro esquerdo durante a disputa. Eu tive muitas vibrações e tive que ir aos boxes outra vez. Poderia ter sido uma corrida fantástica e é obviamente desapontador quando, no final, tudo dá errado. Nós poderíamos ter feito melhor, mas às vezes é assim que acontece. Estou pensando no Brasil, onde espero conseguir um resultado melhor.”
 
SAUBER
 
Esteban Gutiérrez, 14º: “Foi desafiador fazer os pneus funcionarem depois do Safety Car. Nós perdemos muito tempo nesse trecho. É difícil quando você tem que acelerar em todas as voltas da corrida. Não conseguir lidar com nossos pneus como outros pilotos fazem nos botou numa situação crítica. Eu fiz meu melhor e batalhei durante toda a corrida. Daqui em diante nós temos que manter nosso foco no Brasil e em Abu Dhabi, onde eu acredito que teremos a chance de marcar pontos.”
 
Adrian Sutil, não completou: “Infelizmente, foi uma corrida curta. Eu tive uma boa largada e estava em uma posição promissora. Lamentavelmente Sérgio bateu em meu carro, o que foi completamente desnecessário. Foi bem desapontador perder nossa maior chance de pontuar por causa dessa manobra.” 
 
FORCE INDIA 
 
Nico Hülkenberg, não completou: “Infelizmente um término prematuro na minha corrida. Eu simplesmente perdi potência e o time me pediu para parar o carro. Antes disso, já não estava fácil, tive uma primeira volta complicada. O choque entre Adrian e Sergio me atrapalhou, acabei com pedaços deles na minha asa e nos meus pneus. Fui para os pits e perdi algumas posições. Estava na mesma estratégia das McLaren depois, tentando seguir com os pneus macios. Foi um final de prova bem desapontador. São Paulo é uma das minhas pistas favoritas, espero ter um final de semana melhor lá”.
 
Sergio Pérez, não completou: “O que aconteceu hoje foi uma infelicidade. Fiz uma manobra para cima de Adrian, depois que ele deixou a porta aberta, então eu estava por dentro. Mas ele começou a fechar a porta no meio da curva e freou tarde. Ficou impossível para mim conseguir evitar o contato com Kimi. Eu não esperava que Räikkönen estivesse lá. Uma pena porque eu tinha boas chances de pontuar bem e era uma prova muito importante. Sinto muito pelos meus fãs, queria dar a eles uma prova inesquecível”.
VITÓRIA CIRÚRGICA

Os 120 mil espectadores que superlotaram o fabuloso Circuito das Américas acompanharam de perto e foram ao delírio neste domingo (2) com a manobra que pode ter selado o título de 2014. Se o circuito para muitos lembra o de Suzuka, a ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre Nico Rosberg remeteu à daquela corrida sob chuva: no meio da prova, cirúrgica, determinante e psicológica. Novamente sem reação, o alemão só comboiou o inglês e agora vê a distância no campeonato subir para enormes e pomposos 24 pontos.

Leia o relato completo no GRANDE PRÊMIO

As imagens do GP dos Estados Unidos de F1
#GALERIA(5133)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.