Verstappen bate Hamilton e parte para segunda vitória na F1 no GP da Malásia. Vettel se recupera e é quarto
Depois de sofrer uma série de quebras e acidentes na temporada 2017, Max Verstappen foi enfim recompensado. O jovem holandês se pôs agressivo na largada, tomou a liderança de Lewis Hamilton ainda no início do GP da Malásia e partiu para a segunda vitória na F1. O inglês foi ao pódio e abriu distância para Sebastian Vettel. Felipe Massa completou em nono
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Enfim, Max Verstappen foi recompensado. Depois de sofrer uma série de quebras, acidentes e abandonos, o holandês viveu uma corrida limpa na Malásia e pode tirar proveito de toda a sua agressividade em um carro que se mostrou mais competitivo. Determinado desde a largada, o piloto, que recentemente completou 20 anos, partiu para o ataque em cima de Lewis Hamilton, levou a melhor e liderou o restante das 55 voltas do GP em Sepang para cruzar a linha de chegada na frente pela segunda vez na jovem carreira que constrói na F1.
A verdade é que Verstappen não deu chance. Foi rápido e conduziu como um veterano, para dar à Red Bull a segunda vitória em 2017. Ao tricampeão da Mercedes coube o segundo lugar. Sem um carro capaz de fazer frente à esquadra austríaca, o inglês terminou no pódio, somando pontos importantes em um dia em que o rival Sebastian Vettel soube driblar os infortúnios e, usando toda a grande performance da Ferrari, escalou o pelotão para completar a etapa malaia na quarta posição. À frente dele, cruzou um bravo Daniel Ricciardo.
Valtteri Bottas ainda terminou em quinto, à frente de Sergio Pérez, Stoffel Vandoorne, Lance Stroll, Felipe Massa e Esteban Ocon, que completou a zona de pontos. Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Romain Grosjean, Pierre Gasly, Jolyon Palmer, Nico Hülkenberg, Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson fecharam o pelotão.
Com os resultados, Hamilton vai a 281 pontos e abre 34 para Vettel, restando cinco etapas para o fim da temporada.
Confira como foi o GP da Malásia de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Muito antes de as luzes se apagarem no grid de Sepang, a etapa malaia já vivia um drama: uma tempestade desabou sob a pista durante a manhã, e os céus só deram trégua poucas horas antes da largada. Ainda assim, quando os carros foram à pista, alguns pontos ainda permaneciam úmidos. Já nas garagens, depois de identificar uma nova falha no motor instalado no carro de Sebastian Vettel após o TL3 do sábado, a Ferrari decidiu trocar outras partes da unidade de potência, aproveitando a última colocação do alemão, já que as mudanças implicaram em uma punição no grid.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Quase ao mesmo tempo, Ricciardo finalmente conseguiu tirar de Bottas a terceira posição. Não foi fácil. Valtteri endureceu a briga, mas o australiano se colocou forte e superou o rival, para assumir a terceira posição. E uma vez à frente, o piloto da Red Bull começou a tirar a desvantagem para Hamilton, que não conseguia mesmo acompanhar o ritmo do líder. Mais atrás, Vettel já surgia em sexto.
Foi neste momento, já entre as voltas 12 e 16, que os boxes se agitaram: as duas Williams foram buscar os pneus macios – os dois pilotos chegaram a disputar posição no retorno aos boxes, e Massa acabou perdendo posição para Stroll (11º e 12º). Vandoorne também parou, assim como Magnussen. Já os ponteiros seguiam firmes.
Perto da 20ª passagem, Verstappen liderava com 9s de vantagem para Hamilton, que tinha 4s para Ricciardo, que já vinha mais de dez à frente de Bottas. Enquanto isso, Pérez já era pressionado por Vettel – a ultrapassagem aconteceria no 22º giro. Alonso, Sainz, Ocon e Vandoorne completavam os dez primeiros. Stroll, Massa, Magnussen, Hülkenberg, Palmer, Wehrlein Gasly, Grosjean e Ericsson fechavam o pelotão.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Aí Vettel tornou Bottas seu próximo alvo. E não demorou a descontar os 3s que os separavam logo depois da ultrapassagem em Pérez. Ainda com pneus macios desgastados, o tetracampeão conseguiu reduzir a diferença rapidamente. Enquanto isso, lá na frente, Hamilton passava a andar mais rápido que Verstappen, guiando em torno de um a dois décimos mais veloz – o que fazia a distância cair sensivelmente, entretanto.
Para não dizer que não teve nenhum 'encontrão' durante a prova. Na volta 25, Ocon e Sainz se tocaram enquanto disputavam a oitava posição. Na verdade, o francês forçou para se cima do espanhol pelo lado de fora da curva 1 e a batida foi inevitável. Esteban rodou e caiu para 12º, enquanto o piloto da Toro Rosso abandonou a prova momentos depois.
Duas passagens depois, Hamilton decidiu que era hora de parar. Foi aos boxes e saiu de pneus macios. Verstappen não perdeu tempo e também foi na volta seguida. Aí Vettel veio na sequência, antecipando a parada, com o objetivo de perder menos tempo na briga com Bottas. A estratégia funcionou, já que o finlandês parou depois.
Assim, depois de todos os pit-stops, a ordem da prova passou a ser: Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Vettel, Bottas, Pérez, Vandoorne, Stroll, Massa, Ocon, Hülkenberg, Palmer, Magnussen, Alonso, Gasly, Wehrlein e Ericsson.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Aí Verstappen foi capaz de manter uma boa distância para Hamilton – é bem verdade que o inglês chegou a ficar 6s atrás, mas tão logo o jovem se livrou de carros mais lentos a sua frente, a vantagem voltou a crescer e bateu nos 9s de novo. Mais atrás, Vettel vinha na perseguição a Ricciardo, que sofria com um assoalho que batia demais no asfalto.
E foi nessa fase da corrida que Magnussen e Alonso se envolveram em um toque enquanto brigavam fora da zona de pontos. O dinamarquês ainda se veria em um incidente com Palmer poucas voltas depois. Os dois, inclusive, chegaram a lutar à frente do líder Verstappen. Pior para o inglês, que acabou fora da briga depois de rodar devido ao embate com o piloto da Haas.
Enquanto isso, Vettel não desistia de Ricciardo. Mas a disputa acabou a seis voltas do fim, quando o australiano conseguiu um fôlego e terminou mesmo à frente do tetracampeão. Por fim, Verstappen levou a Red Bull até a vitória. A segunda no campeonato em 2017. E a segunda também do jovem holandês, que consegue algum lento em uma temporada marcada por infortúnios e quebras.
A prova ainda terminou em uma barbeiragem entre Vettel e Stroll depois da bandeirada. Sebastian vinha lento e passando o canadense, e acabou atingindo o piloto da Williams. O ferrarista se queixou, mas precisou de uma carona para retornar aos pits.
A F1 volta já na próxima semana com o GP do Japão.
1 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 56 voltas | |||
2 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | +12.770 | |||
3 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | +22.519 | |||
4 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | +37.362 | |||
5 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | +56.021 | |||
6 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | +1:18.630 | |||
7 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | +1 volta | |||
8 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | +1 volta | |||
9 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | +1 volta | |||
10 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | +1 volta | |||
11 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | +1 volta | |||
12 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | +1 volta | |||
13 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | +1 volta | |||
14 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Renault | +1 volta | |||
15 | 30 | Jolyon PALMER | ING | Renault | +1 volta | |||
16 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | +1 volta | |||
17 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | +1 volta | |||
18 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | +2 voltas | |||
19 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | +26 voltas | NC | ||
20 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | +56 voltas | NL | ||
Recorde | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:30.076 | 30/09/2017 | |||
Melhor volta | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:34.080 | 01/10/2017 |
REBAIXAMENTO SEGUIDO DE AFASTAMENTO DE KVYAT É TUDO, MENOS INJUSTO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }