Verstappen diz que não reduziu velocidade na bandeira amarela no Q3

Holandês afirmou à imprensa que não reduziu após batida de Valtteri Bottas no final do Q3. A direção de prova no México convocou o piloto para prestar esclarecimentos sobre o incidente, passível de punição com perda de posição no grid

Após o final do treino classificatório para o GP do México neste sábado (26), a pole-position de Max Verstappen foi colocada em xeque por causa de sua última volta, completada após a batida de Valtteri Bottas na última curva do circuito. Depois do fim do tempo do Q3, os pilotos ainda estavam em volta rápida para determinar quem largaria na frente no Hermanos Rodriguez. Dos candidatos a pole position, Leclerc foi o primeiro a passar. Bottas, que seria o segundo, bateu na última curva, levando a uma bandeira amarela no setor. Verstappen, que foi o último dos pilotos a passar pela linha de chegada, melhorou seu tempo no Q3, o que levantou a dúvida se o holandês teria ignorado a bandeira amarela. As informações que começaram a circular após o treino foram contraditórias.
 
De um lado, a FIA afirmou que o piloto da Red Bull tirou o pé no último mini-setor, que compreende os últimos metros do circuito. Já Verstappen, em entrevista coletiva após a classificação, disse que não diminuiu a velocidade após a batida de Bottas.
Gráfico mostra que Verstappen desacelerou no último mini-setor da pista (Foto: Reprodução/F1TV)

Falando a jornalistas após o fim do treino, Verstappen foi crítico à possível punição: “Se quiserem excluir o tempo, podem excluir, mas acho que sabemos o que estamos fazendo. Se não, não estaríamos na Fórmula 1”, afirmou.

 
A direção de prova convocou Verstappen para prestar esclarecimentos sobre a não-redução de velocidade sob bandeira amarela na curva 17. O piloto deve se apresentar às 16h10, horário local, 18h10, horário de Brasília.
 
A F1 volta a acelerar no Autódromo Hermanos Rodriguez neste domingo, a partir de 16h10 (horário de Brasília) com o GP do México. O GRANDE PRÊMIO acompanha o fim de semana do GP do México AO VIVO e em TEMPO REAL. Siga tudo aqui.
 

Paddockast #38
CORRIDAS POLÊMICAS DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube