Três horas e meia depois do desfecho do treino classificatório, a direção de prova anunciou a punição ao pole-position, Max Verstappen, por não ter tirado o pé na última volta rápida no Q3, após a batida sofrida por Valtteri Bottas na curva final do Autódromo Hermanos Rodríguez, na tarde deste sábado (26). O holandês, depois de ter sido chamado para a sala dos comissários, se explicou, mas não evitou a punição: três posições no grid de largada mexicano. Assim, de pole, Verstappen vai largar em quarto neste domingo. A posição de honra foi herdada por Charles Leclerc, da Ferrari, que mantém assim uma série imbatível neste segundo semestre na F1.
Sebastian Vettel vai formar a primeira fila toda vermelha no México. Lewis Hamilton também ganha uma posição e agora vai abrir a segunda fila do grid, partindo lado a lado com Verstappen.
Max Verstappen perdeu a pole e foi punido em três posições no grid do México (Foto: Beto Issa)
A decisão dos comissários veio na esteira de um ‘sincericídio’ de Verstappen, que admitiu, na coletiva de imprensa reservada aos três primeiros colocados da classificação, que não tirou o pé após ter visto o carro de Bottas na barreira de proteção por conta da batida. Foi a declaração sincera de Max que levou os comissários a convocarem o piloto para se explicar.
Enquanto Vettel e Hamilton desaceleraram após a batida, Verstappen, o último a passar por Bottas, melhorou seu tempo no Q3, sendo que já estava em primeiro lugar. A volta do holandês levantou dúvidas se ele teria desacelerado após passar por Bottas ou não.
Em um primeiro momento, a FIA havia anunciado que uma análise inicial dos tempos de volta indicava que Verstappen teria reduzido no último mini-setor, justamente o local do acidente de Bottas. Com esses dados, a decisão inicial da direção de prova era de não abrir uma investigação sobre a atitude do piloto.
Valtteri Bottas bateu na parte final da classificação no México. Incidente mudou a história do sábado (Foto: Reprodução/F1)
Mas durante a coletiva de imprensa após o treino, Verstappen afirmou que havia notado o acidente de Bottas e não desacelerou nos metros finais do circuito. Quando perguntado sobre uma possível punição que poderia receber por sua atitude, foi bastante crítico: “Se quiserem excluir o tempo, podem excluir, mas acho que sabemos o que estamos fazendo, senão, não estaríamos na Fórmula 1”, afirmou.
A partir da fala do holandês, a direção de prova reconsiderou sua decisão e convocou Verstappen para prestar esclarecimentos sobre a não-redução de velocidade sob bandeira amarela na curva 17.
Diz o documento que justifica a punição que Verstappen “admitiu que estava ciente de que o carro 77 [de Bottas] bateu e viu o carro no lado esquerdo da pista, mas não estava ciente da bandeira amarela. Ele também admitiu que não reduziu a velocidade no setor amarelo. Os comissários observaram, a partir das imagens onboard do carro 33, que a bandeira amarela era claramente visível e foi mostrada com muita antecedência”.
“O piloto anterior, do carro 5 [Vettel], reduziu a velocidade significativamente, conforme o regulamento. Levando em conta todas as evidências disponíveis e a declaração do piloto, os comissários impõem a perda de três posições no grid para a próxima corrida, além de 2 pontos na carteira”, complementou a direção de prova em seu comunicado.
A largada do GP do México de F1 está marcada para 16h10 (horário de Brasília) deste domingo. O
GRANDE PRÊMIO acompanha tudo
AO VIVO e em TEMPO REAL.
F1 2019, GP do México, Hermanos Rodríguez, grid de largada (atualizado):
1 |
C LECLERC |
Ferrari |
|
1:15.024 |
|
|
2 |
S VETTEL |
Ferrari |
|
1:15.170 |
+0.146 |
|
3 |
L HAMILTON |
Mercedes |
|
1:15.262 |
+0.238 |
|
4 |
M VERSTAPPEN |
Red Bull Honda |
P+3 |
1:14.758 |
|
|
5 |
A ALBON |
Red Bull Honda |
|
1:15.336 |
+0.312 |
|
6 |
V BOTTAS |
Mercedes |
|
1:15.338 |
+0.314 |
|
7 |
C SAINZ JR |
McLaren Renault |
|
1:16.014 |
+0.990 |
|
8 |
L NORRIS |
McLaren Renault |
|
1:16.322 |
+1.298 |
|
9 |
D KVYAT |
Toro Rosso Honda |
|
1:16.469 |
+1.445 |
|
10 |
P GASLY |
Toro Rosso Honda |
|
1:16.586 |
+1.562 |
|
11 |
S PÉREZ |
Racing Point Mercedes |
|
1:16.687 |
+1.663 |
|
12 |
N HÜLKENBERG |
Renault |
|
1:16.885 |
+1.861 |
|
13 |
D RICCIARDO |
Renault |
|
1:16.933 |
+1.909 |
|
14 |
K RÄIKKÖNEN |
Alfa Romeo Ferrari |
|
1:16.967 |
+1.943 |
|
15 |
A GIOVINAZZI |
Alfa Romeo Ferrari |
|
1:17.269 |
+2.245 |
|
16 |
L STROLL |
Racing Point Mercedes |
|
1:18.065 |
+3.041 |
|
17 |
K MAGNUSSEN |
Haas Ferrari |
|
1:18.436 |
+3.412 |
|
18 |
R GROSJEAN |
Haas Ferrari |
|
1:18.599 |
+3.575 |
|
19 |
G RUSSELL |
Williams Mercedes |
|
1:18.823 |
+3.799 |
|
20 |
R KUBICA |
Williams Mercedes |
|
1:20.179 |
+5.155 |
|
|
|
Tempo 107% |
|
1:20.276 |
+5.252 |
|
|
|
|
|
|
|
|
REC |
D RICCIARDO |
Red Bull TAG HEUER |
|
1:14.758 |
27/10/2018 |
|
MV |
V BOTTAS |
Mercedes |
|
1:18.741 |
28/10/2018 |
|
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.