Verstappen escapa de punição dos comissários e mantém vitória na Áustria
Depois de mais de três horas de indefinição sobre a punição ou não e até nota fake, Max Verstappen enfim pôde comemorar. O holandês foi absolvido pelos comissários a respeito da manobra de ultrapassagem sobre Charles Leclerc e confirmou uma vitória maiúscula diante da massa holandesa no Red Bull Ring
Pouco depois do fim da corrida, Leclerc falou que se sentiu prejudicado por Verstappen e reclamou que ficou sem espaço para se defender após a ultrapassagem. “Estou com raiva. Não sei precisar de dentro do carro se foi uma manobra justa, mas ainda precisamos assistir isso do lado de fora. Acho que há algo, mas vamos ver”.
O piloto foi defendido por Christian Horner, chefe da Red Bull, que exaltou seu talento e sua maturidade diante de uma atuação grandiosa na Áustria. “Que pilotagem… que pilotagem. Pensei que talvez pudéssemos pegar um pódio, mas a forma como ele reagiu e passou pelo pelotão e administrou os pneus foi demais. Ele se concentrou e pilotou com tanta maturidade, passou por Vettel, então Bottas e então Leclerc. Quando ele começou a ter parciais roxas nas voltas no fim da corrida, ele estava se aproximando cada vez mais. Não somos o carro mais rápido da pista, e aí você pensa: ‘Está acontecendo’”, disse.
Quanto à manobra em si, Horner entende que foi uma disputa de corrida. “Acho que ele deu espaço suficiente. Leclerc veio agressivamente, e o que você deveria fazer. Esses são dois caras do futuro e se você tirar a vitória de Max, vai estar roubando a F1. Precisamos de pilotos que lutem roda a roda e lutem uns com os outros”.
Já Mattia Binotto, chefe da Ferrari, foi mais incisivo. “As regras são claras. É uma questão de causar a colisão e forçar o piloto a sair da pista. Confiamos nos comissários”, disse.
Relacionadas
Chefe da Mercedes, Toto Wolff preferiu ficar em cima do muro: “Não gostaria de estar no lugar dos comissários. Todos nós queremos ver boas brigas, mas a questão é onde está a linha, e aí é que entram o regulamento e os comissários. Difícil”, opinou.
A nova polêmica na F1 veio três semanas depois de Sebastian Vettel e a Ferrari criticarem a decisão dos comissários no GP do Canadá. Em Montreal, o tetracampeão liderava a prova, quando perdeu o controle do carro, escapou e teve de fechar Lewis Hamilton para evitar a perda da primeira posição. Os comissários de prova puniram o tetracampeão em 5s pela manobra. Vettel perdeu assim a vitória para Hamilton e protestou ao colocar a placa de segundo em frente ao carro do britânico. A Ferrari pediu revisão da punição, mas a decisão dos comissários foi mantida.
Paddockast #23 Lágimas em Le Mans |