Verstappen lidera dobradinha da Red Bull no primeiro treino no México. Renault surpreende e Hamilton é 5º
A Red Bull comprovou a expectativa de uma grande performance e abriu o fim de semana dando as cartas no Hermanos Rodríguez. Max Verstappen foi mais rápido, quase 0s5 mais rápido que Daniel Ricciardo. A Renault se destacou com Carlos Sainz em terceiro e Nico Hülkenberg, quarto
Se alguém chegou a aguardar uma batalha entre Mercedes e Ferrari no primeiro treino livre do GP do México, viu a Red Bull dando as cartas na manhã desta sexta-feira (26) no Autódromo Hermanos Rodríguez. A escuderia taurina, que vê no México sua última grande chance de vitória no ano, abriu os trabalhos com direito a uma dobradinha contundente. Max Verstappen voou na sua volta mais rápida e cravou 1min16s656 e enfiou quase 0s5 para Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe.
A grande surpresa da sessão foi a Renault, que colocou Carlos Sainz e Nico Hülkenberg em terceiro e quarto, respectivamente, comprovando uma grande melhora a partir do último GP dos Estados Unidos. Só então apareceu Lewis Hamilton, quinto colocado. O virtual campeão do mundo, que só precisa de um sétimo lugar no domingo para conquistar o penta, terminou a sessão logo à frente de Valtteri Bottas, seu companheiro de Mercedes.
Relacionadas
A Ferrari foi ainda mais discreta e colocou Sebastian Vettel apenas na sétima colocação. O alemão, que precisa vencer — e torcer para Hamilton terminar de oitavo para trás — no domingo, finalizou a sessão logo à frente de Kimi Räikkönen, vencedor do GP dos Estados Unidos. As duplas de Mercedes e Ferrari fizeram seus melhores tempos com os ultramacios, diferente dos quatro primeiros colocados, que usaram os hipermacios. Os pneus, aliás, apresentaram grande nível de desgaste ao longo da sessão.
Brendon Hartley posicionou a Toro Rosso em nono, enquanto Nicholas Latifi, que acelerou o carro de Esteban Ocon, colocou a Force India em décimo.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP do México de F1
As duplas de Mercedes e Red Bull demoraram para fazer as primeiras voltas rápidas. Enquanto isso, Carlos Sainz, e depois Sergio Pérez assumiam a liderança do treino. O dono da casa marcou 1mi1n9s469, para a alegria dos fãs locais. Valtteri Bottas e Lewis Hamilton fizeram suas voltas rápidas após a primeira meia hora de sessão. O finlandês chegou até a ocupar a liderança, mas foi superado não por Hamilton, mas pelas Red Bull de Daniel Ricciardo e, depois, Max Verstappen, que tomou a ponta com 1min18s588.
Até que Hamilton finalmente fez sua volta rápida para liderar o treino com 1min18s268, tempo que foi batido em seguida por Verstappen e, dpeois, por Ricciardo, o primeiro a andar na casa de 1min17s. Momentaneamente, a Red Bull tinha primeiro e segundo lugares, com a Mercedes em seguida aparecendo com Hamilton à frente de Bottas. Vettel aparecia apenas com o sétimo melhor tempo, com Räikkönen em oitavo.
Depois de uma breve pausa para a devolução de um jogo de pneus extra à Pirelli, os pilotos voltaram para a pista na metade final da sessão. O silêncio foi quebrado quando restavam 39 minutos para a bandeira quadriculada. Minutos depois, Räikkönen despontava para fazer uma volta rápida e tinha a melhor marca no primeiro setor, mas rodou no miolo do circuito e perdeu a chance de subir para a ponta.
A Mercedes mandou Hamilton e Bottas para a pista com os pneus ultramacios. Ricciardo continuava na liderança, enquanto pilotos do pelotão intermediário se destacavam: Brendon Hartley colocava a Toro Rosso em quinto lugar, seguido por Pérez e pela Sauber de Giovinazzi. Na sequência, Räikkönen conseguia encaixar uma volta apenas razoável, mas o bastante para colocá-lo em quinto.
Mas foi na meia hora final que os melhores tempos foram aferidos. Com os hipermacios, Hülkenberg e Sainz colocaram a Renault em terceiro e quarto, respectivamente. Ricciardo também fez boa volta, com 1min17s738, e reforçou sua liderança. Também com os hipermacios, Verstappen foi o mais rápido nos três setores da pista e voou para cravar 1min16s656, confirmando as expectativas sobre o bom desempenho da Red Bull no México. Vettel também melhorava, mas tinha apenas o sexto tempo, à frente de Bottas e Räikkönen.
Hamilton ainda voltou para a pista para um stint, mas teve de voltar para os boxes depois de reclamar de problemas de potência do motor. E Vettel também teve de abortar uma volta com os pneus ultramacios depois de travar as rodas no fim da grande reta dos boxes.
As voltas finais foram dedicadas às simulações em ritmo de corrida. Nada que mudasse, portanto, a ordem da tabela de tempos dominada pela Red Bull e com a Renault como a grande surpresa da manhã mexicana.
#GALERIA(9578)
F1 2018, GP do México, Autódromo Hermanos Rodríguez, treino livre 1:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Tag Heuer | 1:16.656 | 19 | |
2 | D RICCIARDO | Red Bull Tag Heuer | 1:17.139 | +0.483 | 19 |
3 | C SAINZ JR | Renault | 1:17.926 | +1.270 | 20 |
4 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:18.028 | +1.372 | 21 |
5 | L HAMILTON | Mercedes | 1:18.075 | +1.419 | 23 |
6 | V BOTTAS | Mercedes | 1:18.322 | +1.666 | 27 |
7 | S VETTEL | Ferrari | 1:18.746 | +2.090 | 17 |
8 | K RÄIKKÖNEN | Ferrari | 1:18.936 | +2.280 | 22 |
9 | B HARTLEY | Toro Rosso Honda | 1:19.024 | +2.368 | 29 |
10 | N LATIFI | Force India Mercedes | 1:19.078 | +2.422 | 23 |
11 | S PÉREZ | Force India Mercedes | 1:19.124 | +2.468 | 29 |
12 | A GIOVINAZZI | Sauber Ferrari | 1:19.134 | +2.478 | 25 |
13 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:19.276 | +2.620 | 26 |
14 | M ERICSSON | Sauber Ferrari | 1:19.312 | +2.656 | 28 |
15 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:19.646 | +2.990 | 23 |
16 | S VANDOORNE | McLaren Renault | 1:19.716 | +3.060 | 29 |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:19.853 | +3.197 | 28 |
18 | S SIROTKIN | Williams Mercedes | 1:19.899 | +3.243 | 30 |
19 | L STROLL | Williams Mercedes | 1:20.142 | +3.486 | 26 |
20 | P GASLY | Toro Rosso Honda | ######## | 2 | |
Tempo 107% | 1:22.022 | +5.366 | |||
REC | S VETTEL | Ferrari | 1:16.488 | 28/10/2017 | |
MV | S VETTEL | Ferrari | 1:18.785 | 29/10/2017 |