Verstappen recebe autorização da FIA e participa do primeiro treino livre da F1 em Suzuka nesta sexta

Max Verstappen vai se tornar o piloto mais jovem a sentar em um carro de F1 em um fim de semana de corrida ao treinar com o carro da Toro Rosso nesta sexta-feira (3) em Suzuka, no Japão

Max Verstappen foi autorizado pela Federação Internacional de Automobilismo a participar do primeiro treino livre da F1 em Suzuka, palco do GP do Japão, nesta sexta-feira (3) — no horário de Brasília, a partir das 22h da noite de quinta-feira. Serão seus primeiros 90 minutos de trabalho em um evento oficial da principal categoria do planeta, na qual ele vai estrear no ano que vem com a Toro Rosso.

O holandês, que completa 17 anos nesta terça-feira, precisava receber a superlicença da FIA para poder andar no TL1. Nesta manhã, a Toro Rosso confirmou a permissão.

Max Verstappen vai andar pela primeira vez em um evento oficial da F1 (Foto: Red Bull)

O piloto celebrou a notícia. “Estou muito ansioso para andar em um treino livre em um GP pela primeira vez. É uma boa preparação para o próximo ano, mesmo que não seja algo que eu tenha imaginado há alguns meses. Já estar participando de um treino é, claro, um sonho que se realiza”, declarou.

“Para mim, será uma experiência muito valiosa. Passar algum tempo no carro e também me acostumar a trabalhar com todos na equipe para me preparar para a próxima temporada. Não vou para lá para quebrar nenhum recorde, apenas para ganhar experiência”, afirmou.

Verstappen vai assumir o lugar de Jean-Éric Vergne no time B da Red Bull no próximo campeonato, formando dupla com o russo Daniil Kvyat. A intenção de introduzi-lo ao mundo da F1 participando de treinos livres em GPs, aliás, é semelhante ao que foi feito com Kvyat no ano passado — ele treinou às sextas-feiras nos Estados Unidos e no Brasil no fim de 2013.

Como preparação para o TL1 em Suzuka, Verstappen já foi até a fábrica da Red Bull, na Inglaterra, para participar de uma bateria de testes no simulador. Disse que o traçado “é difícil de dominar”. Também ouviu do pai, o ex-piloto Jos Verstappen, que Suzuka “não é uma pista fácil para se começar”.

A Toro Rosso não confirmou se Max vai substituir Kvyat ou Vergne no TL1 em Suzuka.

#GALERIA(5082)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.