Vettel afirma que “está impossível fazer leitura” da divisão de forças da F1 2015 na pré-temporada

Com o mundo da F1 sugerindo um crescimento da Ferrari, Sebastian Vettel vai com mais cautela na análise e diz que não é possível compreender o quão forte cada equipe estará para a temporada 2015: “Eu prefiro esperar para ver”. O inglês Jenson Button concorda

A divisão de forças da F1 2015 não está nada clara para os campeões mundiais Sebastian Vettel e Jenson Button. Ambos disseram que ainda não têm noção do quão rápido cada time será quando o campeonato começar no dia 15 de março, na Austrália.

Para o tetracampeão, agora na Ferrari, será preciso aguardar pelo início das corridas para entender como serão as disputas. Além disso, o alemão acredita que as atualizações de motor provocarão muitas mudanças no decorrer da temporada.

“Eu prefiro esperar para ver. Depende muito mais de onde você está nas corridas. A Mercedes estava na frente nos testes do ano passado, mas se você perguntar dois anos atrás… Pode estar muito diferente na primeira corrida”, afirmou Vettel.

Sebastian Vettel fala que está impossível definir a divisão de forças na F1 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

“Está impossível fazer uma leitura, especialmente neste ano. Não só por causa das diferentes cargas de combustível [que as equipes estão usando nos testes], mas também por causa das atualizações do motor, pois você não sabe o que vão trazer para a primeira corrida e, depois, para o segundo, o terceiro e o quarto motores. Todos têm o seu próprio plano, então não dá para saber onde cada um está”, disse.

Button foi ainda mais sincero na hora de fazer ao ser perguntado sobre suas impressões dos testes. “Eu não tenho uma pista do que está rolando. Não sei quem está rápido e quem não está”, declarou o piloto da McLaren.

“Creio que a Mercedes seja a mais rápida nos long-runs. Mas acho que a Ferrari está forte, não sei exatamente onde a Williams está, a Sauber parece razoavelmente boa, o que é bom para eles. A Red Bull parece bem. Mas é tudo traiçoeiro ainda. Alguém coloca pneus macios e ganha 0s3; outro ganha 1s. Bem aleatório”, comentou.

Para o inglês, essa incerteza é excelente para o espetáculo. “Torna tudo bem empolgante. Ano passado, você podia ler que a Mercedes era a mais rápida dos testes, depois a Williams e provavelmente a gente na terceira posição, mas neste ano eu não tenho pista. Acho que será um grid bem misturado na primeira corrida”, avaliou.

Jenson Button concordou com o colega (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Vettel concorda: Ferrari parece melhor

Embora não tenha guiado o carro de 2014 da Ferrari, Sebastian Vettel concorda que o modelo deste ano parece superior.

“Obviamente eu não estava aqui no ano passado, mas sinto que o carro é muito melhor do que o anterior”, afirmou.

E os concorrentes têm elogiado a equipe italiana. O atual campeão, Lewis Hamilton, foi mais um que destacou o trabalho feito em Maranello na SF15-T. “Eu não estou olhando tanto para os outros, mas parece que a Ferrari está melhor, recuperou seu ritmo, ou só melhorou o motor. Talvez esteja lá. Imagino que deram um passo à frente, e o tempo vai dizer o quão grande é esse passo em comparação a nós”, destacou o britânico.

A avaliação de seu companheiro, o alemão Nico Rosberg, é que a Ferrari foi o time que deu o maior passo à frente.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.