Vettel chama de “absurda” nova regra da FIA que distribui pontuação dobrada no GP de Abu Dhabi

O alemão disse que a nova medida prejudica quem foi constante durante todo o campeonato e chegou à última corrida do ano com melhores chances de garantir matematicamente a taça

Tetracampeão, Sebastian Vettel não gostou nada da nova regra de pontos da F1 em 2014. Após a FIA decidir na segunda-feira (9) que a última corrida do ano – o GP de Abu Dhabi – terá pontuação dobrada, o piloto da Red Bull fez uma analogia com o futebol para dizer que essa situação é “absurda.”

“Isso é um absurdo e pune todo mundo que trabalhou duro durante a temporada toda”, disse o tetracampeão ao jornal alemão ‘Bild’. “Imagine se a última rodada do campeonato alemão de futebol de repente passa a valer o dobro de pontos”, declarou.

Sebastian Vettel guia na noite de Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

Curiosamente, o novo regulamento não teria impedido que Vettel vencesse o campeonato de 2013 por antecipação. Como o piloto garantiu matematicamente a taça no GP da Índia, a única diferença é que ele precisaria esperar mais uma semana, até Abu Dhabi, caso as novas regras estivessem em vigor.

No entanto, a situação poderia ter sido um pouco mais complicada para o alemão. De acordo com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, a intenção da FIA era que as últimas quatro etapas do ano tivessem um peso maior. “No início, foi planejado que dariam pontos em dobro nas últimas quatro corridas”, revelou.

Assim, além do GP de Abu Dhabi, o calendário do ano que vem ainda teria os GPs da Rússia, Estados Unidos e Brasil com peso dobrado.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.