Vettel despacha concorrência no GP do Canadá, conquista 50ª vitória na F1 e vira líder do campeonato
Sebastian Vettel não deu qualquer chance a ninguém em Montreal. Saindo da pole, o tetracampeão da Ferrari liderou o GP do Canadá para vencer de ponta a ponta em seu 50º triunfo da carreira na F1. De quebra, ainda reassumiu a liderança do campeonato, ajudado pelo quinto lugar de Lewis Hamilton. Agora, os dois protagonistas estão separados por apenas um ponto
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Foi de ponta de aponta, dominante e sem qualquer ameaça. Assim Sebastian Vettel escreveu seu nome na história da F1 ao conquistar no GP do Canadá a sua vitória de número 50. O alemão da Ferrari está atrás agora apenas de Michael Schumacher (91), do rival Lewis Hamilton (64) e de Alain Prost (51). Largando da pole-position, o tetracampeão fez uma corrida segura e forte, comandou desde os primeiros metros e jamais teve ninguém à frente. De quebra, ainda viu o principal adversário cruzar a linha de chegada apenas em quinto. O resultado do inglês e a vitória agora colocam Vettel na liderança do campeonato. A diferença entre os dois é de apenas um ponto: 121 x 120.
Confira como foi o GP do Canadá de F1
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Na aproximação da curva 5, Lance Stroll se queixou de um pneu furado e perdeu o controle do carro, espremendo Brendon Hartley, que tentava a ultrapassagem por fora. O neozelandês, então, saiu do carro e engantou na Williams #18. Resultado: os dois fora da pista e da corrida. Por conta do acidente, a direção de prova acionou o safety-car para a retirada dos carros e limpeza da área de escape. Neste meio tempo, Stoffel Vandoorne, com um furo de pneus, e Marcus Ericsson foram aos boxes e já trocaram para os compostos supermacios.
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Os primeiros pit-stops entre os ponteiros aconteceram na volta 17. Verstappen entrou e mudou os hipermacios para os supermacios. O inglês da Mercedes fez o mesmo, mas se desfazendo dos ultramacios da largada. Só que o #44 acabou tendo problema na saída dos boxes, quando quase rodou ao botar os pneus na grama. O incidente o fez perder posição para Ricciardo, que entrou na sequência e voltou à frente do britânico. O australiano também descartou os hipers para ganhar novos supermacios.
A Mercedes precisou adiantar muito o pit-stop de Hamilton, porque o carro apresentada uma falha do sistema de refrigeração. Na parada, a equipe alemão conseguiu corrigir o problema. Mas o inglês perdeu tempo demais nos boxes.
Enquanto Vettel comandava a corrida dentro dos planos da Ferrari e mantendo Bottas 4s atrás, Räikkönen vinha mais distante. Já Verstappen, o quarto, tentava abrir do companheiro Ricciardo, que tinha um Hamilton se aproximando pouco a pouco.
Na volta 43, Alonso surgiu lento pela pista e não teve jeito a não ser deixar a disputa, abandonando pela segunda vez consecutiva uma prova na temporada.
Lá na frente, Vettel chegou a ver Bottas se aproximar a menos de 3s, mas o finlandês acabou errando enquanto perseguia o alemão e viu a chance cair por terra. Mais atrás, Hamilton ainda tentava alcançar Ricciardo, mas também teve seus vacilos e não conseguiu, assim acabou a corrida mesmo em quinto, perdendo a liderança do campeonato para um Sebastian dominante, que levou a Ferrari à vitória.
O fim da corrida ainda foi marcado por um patacoada da direção de prova. Com uma convidada a cargo de encerrar a corrida, a bandeirada foi dada antes do tempo. Uma volta antes, na verdade. Na 69 e para Räikkönen. Depois do vacilo, o diretor da corrida assumiu a função e agitou o pano quadriculado para o vencedor.
F1 2018, GP do Canadá, Montreal, Final:
1 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 68 voltas | ||
2 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | +7.376 | ||
3 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | +8.360 | ||
4 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | +20.892 | ||
5 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | +21.559 | ||
6 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | +27.184 | ||
7 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | +1 volta | ||
8 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | +1 volta | ||
9 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | +1 volta | ||
10 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | +1 volta | ||
11 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | +1 volta | ||
12 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | +1 volta | ||
13 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | +1 volta | ||
14 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | +1 volta | ||
15 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | +2 voltas | ||
16 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | +2 voltas | ||
17 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | +2 voltas | ||
18 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | +36 voltas | NC | |
19 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | +68 voltas | NC | |
20 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | +68 voltas | NC |