Vettel despista sobre sistema secreto da Red Bull: “Nunca vão descobrir como fizemos isso”

De acordo com a revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, sistema criado pela Red Bull corta quatro cilindros quando o motor está funcionando em baixas rotações, o que dá mais estabilidade ao carro nas curvas

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Sebastian Vettel não quis, obviamente, dar detalhes sobre o polêmico sistema da Red Bull que ganhou as manchetes nos últimos dias. “Nunca vão descobrir como fizemos isso”, foi o que disse o alemão aos jornalistas no paddock de Yeongam, na Coreia do Sul.

As suspeitas acerca da legalidade do carro da Red Bull cresceram após o GP de Cingapura. Depois da corrida, o ex-dono de equipe Giancarlo Minardi escreveu um artigo no qual insinuou que os rubrotaurinos estariam usando controle de tração no RB9 de Vettel, líder do campeonato.

Vettel venceu com enorme tranquilidade no GP de Cingapura (Foto: Paul Gilham/Getty Images)

Essa hipótese foi refutada não apenas pela Red Bull, como também pelos adversários do time – até Fernando Alonso os defendeu neste caso. Chefe do time de Milton Keynes, Christian Horner lembrou que, como os carros da F1 usam uma centralina padrão controlada pela FIA, é impossível usar tal sistema sem que a entidade o detectasse.

Ao site oficial da F1, Vettel confirmou que há um sistema especial no bólido de Adrian Newey, mas não se estendeu no assunto. “Estou certo de que, nas próximas corridas, vamos poder desenvolver o sistema ainda mais para lucrar ainda mais”, falou.

A primeira pista sobre o ‘mistério’ veio por meio da revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, nesta sexta-feira (4). De acordo com a publicação, a Red Bull desenvolveu um mapeamento de motor que corta quatro cilindros quando o propulsor está funcionando em baixas rotações.

Sem a potência gerada por esses quatro cilindros, o piloto pode pisar mais cedo no acelerador sem fazer com que as rodas patinem demais. Em um circuito como Cingapura, repleto de curvas de baixa velocidade, tal vantagem se torna mais evidente.

Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting assegurou que as inspeções técnicas conduzidas até aqui não encontraram nada que não estivesse em conformidade com o regulamento.

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