Vettel diz que F1 força “loteria” com largada no grid após bandeira vermelha

Sebastian Vettel acha injusto realinhar todo mundo no grid após bandeiras vermelhas. De acordo com o alemão, um lado da pista sempre fica mais sujo que o outro, criando uma “loteria”

Sebastian Vettel foi um dos pilotos com a rara oportunidade de largar três vezes no mesmo GP. Em Mugello, acidentes causaram duas bandeiras vermelhas e levaram à aplicar a nova regra de alinhar no grid para recomeçar a prova. Para o alemão, uma postura injusta e que mostra a Fórmula 1 tentando criar “uma loteria” nos GPs.

“Não lembro da última vez em que larguei tantas vezes. Costuma ser uma só”, brincou Vettel, falando logo após o GP da Toscana. “Eu preciso dizer que não sou muito fã dessa regra. Se você está do lado certo da pista, é uma grande vantagem. Se você está no lado sujo da pista, na metade da corrida já tem muito resto de pneu fora do traçado. Já vimos isso em Monza, não acho justo. Acho que o foco deveria ser em fazer carros que conseguem ultrapassar ao invés de criar uma loteria”, apontou.

A relargada no grid trouxe consequências importantes para a corrida. Valtteri Bottas, que virou líder na largada original, voltou a ficar atrás de Lewis Hamilton após a bandeira vermelha e não mais se recuperou.

Sebastian Vettel precisou largar três vezes em Mugello (Foto: Ferrari)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Bottas, por sinal, é motivo para mais críticas de Vettel a respeito do GP da Toscana. O alemão acompanhou de camarote um verdadeiro engavetamento após o primeiro safety-car, consequência de incerteza a respeito do momento certo de relargar. Para Sebastian, culpa de um líder que não agiu corretamente.

“A gente deu sorte de escapar na primeira relargada. Não sei o que aconteceu, imagino que o líder não controlou o ritmo muito bem e o pelotão intermediário ficou confuso. É desnecessário, eu acho. Como líder, você precisa ficar atento e andar devagar. Se você quer esperar, espere para valer e depois acelere. Não fique fazendo isso de parar e ir. É a mesma coisa em uma rodovia. Provavelmente termina em acidente dez ou 15 carros atrás”, encerrou.

O acidente na relargada foi apenas um de uma prova das mais conturbadas. Apenas 12 dos 20 pilotos viram a bandeira quadriculada, com Vettel em um distante décimo lugar.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.