Vettel é punido com três posições no grid do GP dos EUA por desrespeitar bandeira vermelha no TL1

Sebastian Vettel vai ter um trabalho ainda mais difícil para evitar o pentacampeonato de Lewis Hamilton de ser confirmado já no Circuito das Américas. O piloto da Ferrari andou acima do limite de velocidade permitido sob bandeira vermelha e acabou punido com três lugares no grid

A réstia de esperança a que se agarra Sebastian Vettel para converter um milagre e conquistar o título da F1 em 2018 ficou ainda mais difícil. O piloto da Ferrari foi punido por não diminuir a velocidade apropriadamente sob bandeira vermelha. Vettel perde, assim, três posições no grid de largada do GP dos Estados Unidos.
 
O erro aconteceu por volta do 40º minuto do primeiro treino livre desta sexta-feira (19) em Austin. Charles Leclerc rodou na saída da curva oito e, quando voltou para a pista, acabou deixando detritos da brita no traçado já castigado pela chuva. A direção de prova acionou a bandeira vermelha.
Sebastian Vettel (Foto: AFP)

Vettel, que acabara de errar numa outra curva e passear na área de escape, demorou a responder à vermelha e não desceu a velocidade da maneira que era necessário. Assim, acabou punido.

 
"Os comissários revisaram a evidência em vídeo, posicionaram a informação da telemtria e escutaram o piloto do carro #5 (Vettel), além de representantes da equipe. A conclusão dos comissários foi de que Vettel realmente falhou em manter a velocidade mínima exigida pelo regulamento da FIA nos setores seis e sete", disse o comunicado.

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

"É parte do regulamento, o Artigo 31.6, que foi adicionado neste ano para garantir que os pilotos reduzam a velocidade significativamente durante a bandeira vermelha. A quebra deste regulamento é uma questão extremamente séria. De forma a serem consistentes com decisões prévias e semelhantes em incidentes neste ano, os comissários confirmaram a punição especificada acima", encerrou a FIA. 
 
Caso Hamilton vença a corrida em Austin, Vettel só vai conseguir levar o campeonato vivo para o México caso termine no segundo lugar. A punição atrapalha bastante, espcialmente visto que o rival liderou as duas primeiras sessões

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ o GP dos Estados Unidos de F1 neste fim de semana com a repórter Evelyn Guimarães.



E o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece este ano nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no autódromo de Interlagos. Os ingressos para a corrida estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.