Vettel empolga com hipermacios e fecha TL1 em Sóchi na liderança. Verstappen supera Hamilton

Sebastian Vettel foi 0s050 melhor do que Max Verstappen com hipermacios, triunfando em um primeiro treino livre de equilíbrio entre equipes de ponta. Lewis Hamilton, assim como Valtteri Bottas, evitou usar hipermacios e não brigou pela liderança

O fim de semana em Sóchi começou com Sebastian Vettel em melhor forma. No primeiro treino livre, que abriu os trabalhos nesta sexta-feira (28), o alemão foi dono do melhor desempenho com pneus hipermacios e encontrou a volta de 1min34s488. Talvez ainda seja muito cedo para cantar vantagem, mas Vettel garantiu condições para liderar a atividade e se colocar à frente de Red Bull e Mercedes.
 
A vantagem sobre o segundo colocado, porém, não foi das mais grandes: Max Verstappen foi 0s050 pior que Vettel nos hipermacios. A Red Bull, aliás, surpreendeu positivamente ao liderar o TL1 em mais de uma oportunidade com o holandês.
 
A Mercedes, por sua vez, virou um ponto de interrogação. Lewis Hamilton foi terceiro, 0s330 pior que Vettel, mas sem usar o pneu hipermacio. O britânico, assim como Valtteri Bottas, começou girando com ultramacios e depois só mudou para conseguir alguma quilometragem com os macios.
Sebastian Vettel começou liderando em Sóchi (Foto: Ferrari)

Daniel Ricciardo ficou devendo bastante para Verstappen, aparecendo 1s atrás de Vettel. Outro que não se destacou tanto foi Kimi Räikkönen, sétimo após não conseguir grande volta com hipermacios. Entre os dois, Esteban Ocon: o francês da Force India foi o melhor ‘do resto’ com larga vantagem sobre adversários diretos. Kevin Magnussen, oitavo, foi 0s6 pior que Ocon. Nico Hülkenberg, de Renault, e Antonio Giovinazzi, em aparição especial na Sauber, fecharam o top-10.

Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Rússia

Ao contrário do que manda a tradição dos treinos livres, alguns pilotos foram para a pista de imediato. A dupla da Red Bull, assim como o reserva Lando Norris, aproveitou para checar o comportamento inicial dos carros em voltas de instalação.

A animação se mostrou breve, já que as voltas de instalação foram seguidas de um retorno quase imediato aos boxes. Seria necessário esperar seis minutos antes da primeira volta cronometrada no TL1, cortesia de Stoffel Vandoorne. O belga abriu os trabalhos com 1min40s121, que certamente seria derrubado com o passar do tempo. O próprio Vandoorne fez isso quando encontrou a marca de 1min39s057.
 
Foi só após 20 minutos que a diversão começou para valer. Kimi Räikkönen, primeiro piloto das três grandes equipes na pista, anotou 1min37s063. Valtteri Bottas, que veio pouco depois, foi 1s3 pior após escapar de leve em uma curva. Lewis Hamilton representou melhor a Mercedes ao ser apenas 0s206 pior.
Max Verstappen foi o segundo melhor (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Mas aí a Red Bull resolveu brincar, conseguindo 1min36s600 com Ricciardo. Bottas, na segunda tentativa, veio em segundo. Verstappen subiu para terceiro, 0s377 pior. Sebastian Vettel seguia como um dos seis pilotos ainda sem tempo de volta registrado.

 
Vettel só mudou isso após 30 minutos de treino. A primeira volta não foi muito mais do que ok: quinto lugar, 0s513 pior que a de Hamilton, novamente líder. Bottas subiu para segundo pouco depois, formando dobradinha da Mercedes.
 
Mas a Red Bull, de forma até surpreendente, não deixava a Mercedes aliviada. Verstappen voltou a subir para segundo com 55 minutos de treino restando, e dessa vez apenas 0s85 pior. Era mais ameaça do que Vettel, ainda quinto e 0s4 pior, conseguia aplicar.
 
A briga entre equipes também se desenhava boa no pelotão intermediário. Ocon colocava a Force India na liderança inicial, 0s1 mais rápido do que Hülkenberg. Kevin Magnussen e Pierre Gasly, representando Haas e Toro Rosso, completavam um top-10 diverso.
Lewis Hamilton foi o terceiro mais rápido (Foto: Mercedes)

Na frente, a Red Bull seguiu como uma pedra no sapato. Verstappen, apelando para os hipermacios, conseguiu ser nada menos do que 0s3 melhor do que Hamilton. A Mercedes ainda não havia utilizado o pneu rosa com qualquer um dos dois pilotos.

 
Ficava claro que os hipermacios começariam a ditar as regras do jogo. Vettel, já dentro dos últimos 30 minutos de TL1, usou do composto rosa para virar líder. A volta era 0s7 melhor que a da Mercedes de Bottas, em terceiro. Curiosamente, a equipe prateada preferia testar os pneus macios.

Enquanto isso, os pilotos da parte de trás do pelotão sofriam com um asfalto claramente pouco aderente. Primeiro foi Stroll que rodou e chegou perto de acertar o muro. Depois foi a vez de Leclerc errar um ponto de freada e conhecer melhor as áreas de escape do parque olímpico de Sóchi.

Ao contrário do que costuma acontecer, o fim do TL1 não se mostrou particularmente agitado. Ninguém estava com pneus novos, dando preferência às voltas com borracha mais gasta. Era o que Vettel precisava para liderar sem sustos.

F1 2018, GP da Rússia, Sóchi, treino livre 1:

1 S VETTEL Ferrari 1:34.488   19
2 M VERSTAPPEN Red Bull Tag Heuer 1:34.538 +0.050 22
3 L HAMILTON Mercedes 1:34.818 +0.330 23
4 V BOTTAS Mercedes 1:34.999 +0.511 28
5 D RICCIARDO Red Bull Tag Heuer 1:35.524 +1.036 11
6 E OCON Force India Mercedes 1:35.663 +1.175 24
7 K RÄIKKÖNEN Ferrari 1:35.696 +1.208 19
8 K MAGNUSSEN Haas Ferrari 1:36.196 +1.708 21
9 N HÜLKENBERG Renault 1:36.274 +1.786 18
10 A GIOVINAZZI Sauber Ferrari 1:36.712 +2.224 22
11 R GROSJEAN Haas Ferrari 1:36.816 +2.328 23
12 P GASLY Toro Rosso Honda 1:36.944 +2.456 25
13 L NORRIS McLaren Renault 1:37.022 +2.534 25
14 C LECLERC Sauber Ferrari 1:37.054 +2.566 24
15 A MARKELOV Renault 1:37.183 +2.695 22
16 S VANDOORNE McLaren Renault 1:37.187 +2.699 27
17 N LATIFI Force India Mercedes 1:37.206 +2.718 24
18 S SIROTKIN Williams Mercedes 1:37.225 +2.737 25
19 B HARTLEY Toro Rosso Honda 1:37.944 +3.456 28
20 L STROLL Williams Mercedes 1:39.137 +4.649 13
    Tempo 107% 1:41.102 +6.614  
           
REC S VETTEL Ferrari 1:33.194 29/04/2017  
MV K RÄIKKÖNEN Ferrari 1:36.844 30/04/2017  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.