Vettel minimiza problema e ignora domínio em Austin, mas se diz “bem preparado” para classificação

Sebastian Vettel dominou como quis o primeiro dia do GP dos Estados Unidos. Contudo, o bicampeão do mundo se mostrou cauteloso ao avaliar seu desempenho no Circuito das Américas

Os números dão a dimensão do tamanho do domínio exercido do Sebastian Vettel no primeiro dia de atividades de pista do GP dos Estados Unidos, em Austin, nesta sexta-feira (16). O alemão colocou 1s4 de vantagem para Lewis Hamilton no primeiro treino livre, pela manhã. À tarde, Sebastian colocou 0s757 de frente para seu companheiro de Red Bull, Mark Webber. Um dia praticamente perfeito para o bicampeão do mundo, que pode sair do Texas como o mais jovem tricampeão mundial.

Contudo, Vettel mantém os pés no chão. Cauteloso, o germânico preferiu minimizar seu domínio nesta sexta-feira e, para justificar a postura, considerou as condições da pista, ainda bem ‘verde’, uma vez que trata-se de um asfalto completamente novo. “Na sexta-feira você precisa ter cuidado, e o fato de a pista estar muito escorregadia pode fazer uma grande diferença”.

Sebastian colocou a Red Bull como grande favorita à vitória nos Estados Unidos (Foto: Getty Images)

Sua melhor marca — 1min37s718 — foi registrada no período da tarde. Vettel rodou pouco no segundo treino e completou apenas 17 voltas. A razão foi um vazamento de água no sistema de refrigeração no RB8 de número 1. Entretanto, Sebastian disse que a falha foi de menor importância.

“Nesta tarde, nós tivemos um pequeno problema e não andei tanto quanto gostaria, mas mesmo assim, tivemos dois bons períodos. Então estamos bem preparados para amanhã”, garantiu o piloto, satisfeito com o que conseguiu ao longo do dia. “Entramos muito rápido no ritmo”, disse.

A expectativa de Vettel para sábado, dia da definição do grid de largada, é que a pista esteja ainda mais rápida e que a Red Bull siga na frente, abrindo assim caminho rumo ao possível tricampeonato na terra onde estreou na F1 e onde completará 100 GPs na categoria. “Acho que pode houve uma ou duas grandes surpresas hoje, vamos ver o que vai acontecer amanhã. A pista vai melhorar constantemente”, comentou. “É importante que estejamos entre os caras do topo, e vamos tentar melhorar o carro e ir para a frente”, concluiu Vettel.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube