Vettel mostra força, bate Hamilton por 0s049 e comanda primeiro treino em Cingapura. Massa é 16º

Sebastian Vettel exibiu um bom ritmo no circuito de Marina Bay e comandou o primeiro treino livre da F1. O germânico anotou 1min50s566 em seu melhor giro e bateu a marca de Lewis Hamilton por 0s049. Jenson Button apareceu na parte final da atividade e fechou a sessão com o terceiro melhor tempo

► Confira as imagens do primeiro dia de treinos da F1 em Cingapura

Sebastian Vettel exibiu um bom ritmo no circuito de Marina Bay e comandou o primeiro treino livre da F1. O germânico anotou 1min50s566 em seu melhor giro e bateu a marca de Lewis Hamilton por 0s049. Jenson Button apareceu na parte final da atividade e fechou a sessão com o terceiro melhor tempo.

O primeiro treino livre para o GP de Cingapura de F1 começou morno na manhã desta sexta-feira (21), mas tão logo as condições da pista começaram a melhorar, as coisas começaram a esquentar. A primeira parte da sessão viu um desfile de compostos intermediários por Marina Bay, já que o asfalto estava bastante molhado por conta da chuva que atingiu o circuito antes do início da atividade.

Kamui Kobayashi foi o primeiro a rodar abaixo da marca de 2min em Cingapura e dominou a tabela de tempos no início da sessão. Não demorou muito para que os demais pilotos seguissem os passos do nipônico e começassem a melhorar seus tempos de volta.

Com a noite caindo e a pista secando em Marina Bay, os pilotos começaram a se suceder na primeira colocação da tabela, até que Lewis Hamilton e Sebastian Vettel passaram a comandar a atividade. O rubro-taurino foi o primeiro a liderar, mas logo viu o britânico reagir. Na sequência, o rubro-taurino anotou 1min50s566, bateu o piloto da McLaren por 0s049 e assumiu o comando do exercício.  

O titular da McLaren ainda tentou responder, mas não conseguiu passar à frente do rival. Jenson Button melhorou nos minutos finais da atividade e tirou de Fernando Alonso a terceira colocação na tabela de tempos. 

Pastor Maldonado colocou a Williams na quinta posição, à frente de Mark Webber e Nico Hülkenberg. Paul Di Resta foi o oitavo, com Daniel Ricciardo aparecendo em nono com a marca de 1min52s275. Sergio Pérez completa a lista dos dez primeiros colocados.

Bruno Senna foi o melhor entre os brasileiros. O piloto da Williams registrou 1min52s629 na melhor de suas 25 voltas na sessão e ficou em 11º, 2s063 atrás de Vettel.

Felipe Massa teve um desempenho para lá de discreto e ficou apenas com a 16ª marca. O piloto da Ferrari anotou 1min53s080 e após 17 voltas pelo traçado de Marina Bay, foi 2s514 mais lento que o atual campeão da F1.
 

Saiba como foi o primeiro treino da F1 no circuito de Cingapura:
 
Assim que a sessão foi iniciada, todos os pilotos foram para a pista para as primeiras voltas de instalação. Com o asfalto molhado por conta da chuva que caiu mais cedo, os competidores optaram por calçar os carros com pneus intermediários.
 
Antes que qualquer volta cronometrada fosse realizada em Marina Bay, a previsão do tempo já indicava que uma forte chuva deveria atingir o circuito de Cingapura antes do fim do primeiro treino livre.
 
Timo Glock foi o primeiro a registrar uma volta cronometrada nesta sexta-feira e cravou 2min24s476. Com pouco menos de meia hora de sessão, Sebastian Vettel deixou os boxes da Red Bull e vinha em volta cronometrada, mas acabou entrando nos boxes antes de fechar o giro.
 
Na sequência, Vergne assumiu a ponta da tabela de tempos ao registrar 2min09s854 e foi seguido por De la Rosa, que foi 6s306 mais lento e assumiu o segundo posto, à frente de Glock.
Hamilton mostrou força da McLaren em Marina Bay (Foto: McLaren)
Apesar do asfalto molhado, Hamilton deixou os boxes da McLaren com os pneus slicks, ao contrário de Grosjean, que optou pelos compostos intermediários para anotar 2min05s130 e assumir a segunda posição na folha de tempos, 0s264 atrás de Vergne, que seguia na ponta após seis voltas completadas.
 
Não demorou, o piloto da Lotus se instalou na primeira colocação ao baixar sua marca para 2min03s568. A liderança, no entanto, não durou muito, já que Hülkenberg virou 2min02s852 e assumiu a primeira posição com 0s240 de vantagem para Ricciardo. Grosjean vinha em terceiro, à frente de Fernando Alonso, que registrou 2min04s068. 
 
Com 2min01s573, o asturiano da Ferrari, que deixou os boxes com compostos intermediários para fazer uma avaliação aerodinâmica na F2012, passou a ocupar a ponta da atividade. Kobayashi apareceu na sequência, foi 0s543 mais rápido que Fernando e assumiu a frente. 
 
Calçando a Sauber com compostos macios, Kamui baixou para 1min58s550, impondo uma diferença de 3s023 para Alonso.
 
Faltando 50 minutos para o fim do treino, apenas Kobayashi, Alonso, Hülkenberg, Ricciardo, Vergne, Grosjean, Kovalainen, De la Rosa e Glock tinham registrado voltas cronometradas em Marina Bay.
 
Rosberg foi para a pista, anotou 1min58s693 e assumiu o segundo posto, enquanto o nipônico da Sauber baixou para 1min55s651. Bruno Senna também deixou os boxes da Williams e se instalou no sétimo lugar da tabela de tempos com a marca de 2min02s968.
 
Schumacher também deixou a garagem da Mercedes e se colocou no terceiro posto, à frente de Senna, que melhorou e agora aparecia 2s543 atrás de Kobayashi.
 
Completada a primeira metade da sessão, Kamui liderava com 1min54s017, seguido por Rosberg, Schumacher, Senna, Alonso, Button, Timo Glock, Hülkenberg, Ricciardo, Vergne, Grosjean, Pic, Kovalainen, De la Rosa e Ma Qing Hua.
 
Na sequência foi a vez de Rosberg assumir a liderança da atividade. O germânico da Mercedes registrou 1min53s416 e baixou a marca de Kobayashi em 0s601. Com 1min54s009, Pérez passou a frente do companheiro e assumiu o segundo posto.
 
Massa também se juntou aos pilotos em pista, anotou 1min55s961 e assumiu o décimo lugar, à frente de Vergne, Senna, Vettel, Hamilton, Petrov e Ricciardo.
 
Perto da barreira de meia hora para o fim do primeiro treino em Marina Bay, Räikkönen cravou 1min53s268 e passou a ditar o ritmo dos exercícios. Pérez mantinha o segundo posto, seguido por Hülkenberg e Rosberg. O mexicano logo baixou para 1min52s296 e assumiu a primeira colocação.
Treino em Cingapura começou com a pista molhada (Foto: Force India)
Vettel bateu o tempo de Pérez na sequência, virando na casa de 1min51s986. Di Resta também foi mais rápido e se instalou em terceiro. Na sequência foi a vez de Hülkenberg anotar a melhor volta da sessão, mas o piloto da Force India logo foi deposto por Maldonado, que baixou a marca do germânico em 0s288. 
 
Com a noite caindo em Marina Bay, Hülkenberg voltou a andar rápido, anotou 1min51s658 e colocou a Force India a 0s082 da Williams de Maldonado. Webber também veio bem e se instalou no segundo posto, 0s079 atrás de Pastor.
 
A 25 minutos do fim da sessão, Vettel destruiu a marca de Maldonado por 0s209 e assumiu a ponta. Webber vinha em terceiro, seguido por Hülkenberg, Di Resta e Hamilton. O piloto da McLaren, aliás, registrou 1min51s172 na sequência e passou Sebastian por uma diferença de 0s195.
 
Massa, que aparecia na 12ª colocação, reclamava com a Ferrari via rádio de falta de aderência. O brasileiro foi orientado pelo seu engenheiro a esfriar os compostos Pirelli e seguir na pista para trabalhar na F2012.
 
Enquanto tentava ser ainda mais rápido, Hamilton escapou do traçado e passou por cima das zebras de Cingapura tirando a frente do MP4-27 do chão. 
 
Alonso apareceu na sequência tentando baixar sua marca, já que aparecia apenas no 23º posto, apenas à frente de Qing Hua. O asturiano anotou 1min55s338 e subiu para o 19º lugar, 4s723 atrás de Hamilton, seu principal rival na luta pelo título.
 
Falando em Lewis, o britânico seguia no comando da folha de tempos, baixando suas marcas a cada volta. Com 20 minutos para o fim, o companheiro de Jenson Button tinha 1min50s515 como melhor tempo, mas logo viu Vettel ser 0s049 mais rápido e se instalar na primeira colocação. 
 
Com 13 minutos para o fim, Maldonado teve problemas na freada e foi parar na área de escape da curva 9, provocando uma bandeira amarela no setor. O venezuelano logo conseguiu dar meia volta e retornar para o treino. 
 
Três minutos mais tarde, Alonso subiu para o terceiro lugar ao cravar 1min51s525, 0s959 atrás da marca de Vettel. Massa deixou os boxes da escuderia vermelha calçando pneus macios, mas não consegui melhorar sua marca e manteve o 16º posto.
 
Button também aproveitou para exibir o bom ritmo do MP4-27 e se instalou na terceira colocação com 1min51s459, 0s893 atrás do companheiro. Com o cronometro zerado, ninguém conseguiu bater Vettel, que manteve a ponta seguido pela dupla da McLaren.

F1, GP de Cingapura, Marina Bay, 1º treino livre:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.