Vettel passa Webber e reduz vantagem de Alonso para 24 pontos. Confira classificação do Mundial

O múltiplo acidente no início do GP da Bélgica, realizado neste domingo (2), encerrou uma série de 23 corridas de Fernando Alonso na zona de pontuação. Quem se deu bem foi Sebastian Vettel. Segundo colocado em Spa-Francorchamps, o alemão virou vice-líder e está 24 pontos atrás do espanhol

O GP da Bélgica de F1, realizado neste domingo (2), em Spa-Francorchamps, representou o fim de uma sequência histórica. O acidente múltiplo, causado logo no início da corrida, por Romain Grosjean, tirou da corrida Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Sergio Pérez e o próprio franco-suíço da Lotus. O prejuízo maior ficou para o líder do campeonato. Alonso viu o fim de uma sequência de 23 corridas na zona de pontos ser destroçada junto com sua Ferrari F2012 na La Source.

Acidente múltiplo em Spa encerrou corrida de Alonso, que agora tem 24 pontos de vantagem para Vettel (Foto: Shell/Getty Images)

Quem acabou se dando bem com o abandono de Fernando em Spa foi Sebastian Vettel. Graças a uma tática corajosa da Red Bull, que o manteve na pista com apenas um pit-stop, o alemão conquistou um bom segundo lugar, somente atrás de Jenson Button, depois de ter largado em 11º. Com o resultado deste domingo, Alonso permaneceu com 164 pontos, mas agora tem Vettel como vice-líder, agora com 140 pontos.

Mark Webber, sexto colocado no GP da Bélgica, caiu para terceiro lugar, ficando agora oito pontos atrás de Vettel. Outro grande beneficiado da corrida deste fim de semana foi Kimi Räikkönen. O finlandês, que conquistou mais um pódio na temporada, está em quarto lugar. Kimi soma 131 pontos, apenas um a menos em relação a Webber. Lewis Hamilton caiu para quinto e agora é seguido pelo seu companheiro de equipe e vencedor do dia, Button.

Com a vitória, Jenson tem agora 101 pontos, 63 a menos em relação ao líder Fernando Alonso, faltando oito corridas para o fim da temporada.

No Mundial de Construtores, a Red Bull segue líder e, com os 26 pontos somados neste domingo, tem 272, contra 218 da McLaren. A Lotus segue em terceiro, com 207, mas a Ferrari ainda está bem próxima, com 199. A Mercedes, quinta força da temporada, vem bem mais atrás, em quinto, com 112 pontos. Destaque para a Toro Rosso que, graças aos quatro pontos somados por Jean-Éric Vergne e aos oids de Daniel Ricciardo, dobrou sua pontuação e agora tem 12. Mesmo assim, o time de Faenza está em nono e último lugar dentre as equipes que pontuaram em 2012.

Confira classificação do Mundial de F1 após 12 etapas:
 

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.