Vettel recebe ‘benefício da dúvida’ e escapa de punição por volta em Monza

Os comissários de prova da FIA optaram por absolver Sebastian Vettel de uma possível irregularidade cometida pelo alemão no Q2, quando as câmeras da transmissão da F1 flagraram as quatro rodas da Ferrari do lado de fora dos limites da pista na curva Parabolica. O documento considera que as imagens, analisadas de vários ângulos, não permitem uma conclusão clara

Sebastian Vettel foi absolvido pelos comissários de prova da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) depois de ter sido colocado sob investigação por conta de uma teórica infração. O alemão foi flagrado pelas câmeras da transmissão da sessão classificatória com as quatro rodas da sua Ferrari na parte de fora da faixa branca que determina os limites de pista da curva Parabolica na sessão classificatória do GP da Itália deste sábado (7), em Monza
 
A decisão só foi tomada pouco mais depois de três horas da definição da pole-position, que ficou com Charles Leclerc. Entretanto, os comissários consideraram que as imagens não foram totalmente conclusivas a respeito da infração. Sendo assim, deram a Vettel o chamado “benefício da dúvida”, privando-o de uma possível sanção no grid na corrida de casa da Ferrari.
Vettel escapou de punição depois de manobra polêmica no Q2 em Monza (Foto: Reprodução)

A nova determinação dos limites da pista na curva Parabolica veio na esteira da retirada da salsicha (zebra alta) ali postada. O dispositivo acabou por causar o grave acidente sofrido por Alex Peroni, que decolou após passar por cima da salsicha e bateu forte no alambrado durante a corrida 1 da F3, neste sábado. 

 
Ficou determinado, desde o terceiro treino da F1, que os pilotos que passassem pelo setor com as quatro rodas fora da faixa branca teriam a respectiva volta excluída. Foi o que aconteceu no TL3 com Romain Grosjean e Kevin Magnussen, por exemplo.
 
No treino classificatório, quem mais chamou a atenção pela manobra foi Vettel, que era então um dos candidatos à pole em Monza. No entanto, apesar do tempo que os comissários tiveram para analisar o incidente, mesmo depois da bandeira vermelha causada por Kimi Räikkönen, o julgamento do caso ficou para depois do desfecho do treino classificatório.
 
Entretanto, após análise das câmeras de transmissão, não ficou claro para os comissários que Vettel cometeu a infração nesta tarde. Assim, o alemão escapou da punição.
 
“Os comissários revisaram vários ângulos da câmera, alguns dos quais pareciam mostrar que os pneus não tocaram com a linha branca na borda da pista. No entanto, outros ângulos pareciam mostrar a parte da roda dianteira, quando vista de cima, poderia estar dentro dos limites da linha branca. Isso lançou um elemento de dúvida que é considerado significativo o suficiente para dar o ‘benefício da dúvida’ ao piloto em questão”, diz o documento que absolveu Seb.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP da Itália de F1. Siga tudo aqui.

Paddockast #32
AS PISTAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.