Vettel recebe reprimenda, e Red Bull é multada por zerinhos na linha de chegada após GP da Índia

Os comissários de prova consideraram que o piloto da Red Bull desrespeitou a regra do parque fechado ao se dirigir à linha de chegada para celebrar o quarto título mundial ao invés de ir aos boxes

A cobertura completa do GP da Índia de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens deste domingo da F1 na Índia
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Os comissários de prova puniram Sebastian Vettel pela comemoração efusiva após a conquista do quarto título mundial. Embora o regulamento não impeça a felicidade do alemão, os comissários consideraram que o piloto da Red Bull quebrou a regra do parque fechado ao não ir diretamente para os boxes ao final da prova. Assim, o piloto recebeu uma reprimenda, enquanto a escuderia foi multada em € 25 mil (cerca de R$ 75 mil).

“O piloto falhou ao seguir diretamente ao parque fechado após a prova, como detalhado no artigo 43.3 do regulamento esportivo da F1. Devido às circunstâncias especiais, os fiscais aceitaram a explicação do piloto. A equipe falhou ao instruir o piloto para que ele voltasse diretamente ao parque fechado”, disse o comunicado.

Sebastian Vettel reverenciou o RB9 ao fim da corrida em Buddh (Foto: Red Bull/Getty Images)

Na volta de desaceleração da corrida, ao invés de Vettel se dirigir aos boxes, o piloto retornou à linha de chegada, onde fez diversos zerinhos. Ele ainda fez uma revencia ao carro da Red Bull e cumprimentou os integrantes da escuderia no pit-wall.

Por causa disso, o alemão foi convocado pelos comissários de prova, que aceitaram a explicação dada pelo piloto. Apesar disso, tanto ele quanto a equipe não escaparam da punição em Buddh.

Essa foi a primeira reprimenda de Vettel na temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.