Vettel repete domínio e leva fácil GP da Índia, mas vê Alonso em segundo. Massa termina em sexto

Sebastian Vettel não teve adversários em Buddh e, assim como fez em 2011, dominou a prova indiana do começou ao fim. O resultado o colocou em posição confortável na classificação do Mundial. Agora, o alemão soma 13 pontos de vantagem para Fernando Alonso

Assim como havia sido nos treinos livres e na classificação, a corrida em Buddh neste domingo (28) acompanhou novamente o domínio de Sebastian Vettel. Bastante à vontade na pista indiana, o alemão da Red Bull não enfrentou qualquer problema e liderou todas as 60 voltas do GP da Índia, para somar 240 e abrir 13 pontos para Fernando Alonso, que cruzou a linha de chegada na segunda posição.
 

Pódio do GP da Índia em 2012 (Foto: Red Bull/Getty Images)

► Vettel vence quarta consecutiva e aumenta vantagem para Alonso. Confira classificação do campeonato

Alonso, aliás, protagonizou uam bonita arrancada na primeira volta, superando os carros da McLaren, para assumir o terceiro lugar. A vice-liderança veio na parte final da corrida, quando superou Mark Webber. O australiano, mesmo enfrentando problemas com o KERS, conseguiu se manter à frente de Lewis Hamilton, para garantir o último lugar do pódio. Entre os brasileiros, Felipe Massa terminou em sexto, enquanto Bruno Senna levou o carro da Williams ao décimo posto.

Confira como foi o GP da Índia:

A largada do GP da Índia foi bastante especial para Sebastian Vettel. Afinal, esse foi o único momento da corrida em que o piloto alemão chegou a ter contato com outros carros. Na realidade, o germânico precisou trabalhar para manter a ponta. Como tracionou pior que Mark Webber, os dois carros da Red Bull quase dividiram a primeira curva, mas o atual bicampeão conseguiu manter a ponta ao espremer o adversário.

Um pouco mais atrás, os duelos também seguiam bastante quentes. Saindo da quinta colocação, Fernando Alonso comboiou as duas McLaren até a saída da curva 3, na chegada à reta oposta. Se aproveitando do vácuo dos rivais, o espanhol colocou três carros lado a lado, conseguindo pular para o terceiro lugar ao passar os dois rivais de uma só vez. Apesar disso, os ingleses conseguiram dar o troco antes mesmo do fim da reta quilométrica. Na curva seguinte, Alonso manteve o bom momento, ultrapassando Lewis Hamilton.
 

Largada do GP da Índia (Foto: Red Bull/Getty Images)

► As imagens deste domingo da F1 em Buddh, na Índia

Para terminar o drama da primeira volta, quem não teve sorte foi Michael Schumacher. O heptacampeão acabou ensanduichado na primeira curva e teve um pneu furado ao ser tocado por Jean-Éric Vergne. O alemão precisou se arrastar até os boxes para fazer a troca, enquanto o francês perdeu o bico e também foi obrigado a se dirigir ao pit-lane.

Voltando ao que aconteceu na briga pelas primeiras posições, Alonso finalmente conseguiu ultrapassar Button, na quarta volta, ao fazer uso da asa traseira móvel. Na sequência, Hamilton repetiu a manobra e também conseguiu deixar o companheiro de equipe para trás.

Em outros duelos, Nico Hülkenberg assumiu o oitavo posto ao superar Sergio Pérez, ao passo que Bruno Senna ganhou a posição do companheiro de equipe, Pastor Maldonado, depois que o venezuelano precisou alongar a tangência da curva 4 quando foi ultrapassado por Romain Grosjean.

Ter perdido a posição para o piloto da Force India fez com que a Sauber chamasse Pérez para os boxes em uma incomum parada na volta 15. O mexicano colocou pneus macios e retornou à corrida. Só que os problemas não pararam por aí. No giro seguinte, o piloto escapou na primeira curva do circuito, quando tentava recuperar a posição de uma Toro Rosso, e acabou furando o pneu recém trocado.

Assim, a exemplo do que já havia acontecido com Schumacher, o piloto da Sauber precisou se arrastar durante uma volta inteira para retornar ao pit-lane. Só que andar sem pneu durante os mais de 4 km do circuito de Buddh acabou danificando a roda, forçando o abandono de Pérez assim que chegou aos boxes.

A partir daí, as paradas foram as responsáveis pelas mudanças na classificação da corrida. Button foi o primeiro a se dirigir o pit-lane, no giro 26. Na volta seguinte, foi a vez de Bruno Senna, que cometeu um erro na hora de entrar nos boxes e quase rodou. Por causa disso, o brasileiro acabou perdendo muito tempo e foi superado por Maldonado no fim do ciclo de paradas.

Kimi Räikkönen também fez a troca de pneus na volta 28. Na verdade, a Lotus havia antecipado a parada do finlandês para tentar ultrapassar Felipe Massa. E a estratégia quase deu certo. O campeão da temporada de 2007 até conseguiu a manobra no final da reta, quando o brasileiro retornava dos boxes, mas Massa retomou a posição ao usar a asa móvel na reta oposta.

Voltando ao duelo da Williams, mais uma vez Bruno Senna se aproveitou de ter outro piloto na disputa para ganhar posição. Mais rápido após a parada, Maldonado tentou ultrapassar Kamui Kobayashi, mas os dois se tocaram antes da curva 5, com o venezuelano tendo um pneu furado. A direção de prova até chegou a anunciar que investigaria o incidente, mas logo afirmou que não tomaria nenhuma ação.

Quem também correu o risco de ser punido foi Michael Schumacher, por ter ignorado bandeiras azuis.
 

Vettel celebra vitória na Índia (Foto: Red Bull/Getty Images)

O ciclo de paradas terminou com Hamilton se dirigindo ao pit-lane, no giro 33, quando realizou uma incomum troca de volante. Depois, só faltou Vettel, Grosjean e Kobayashi pararem.

A corrida voltou a ter emoção na volta 45, quando Pedro de la Rosa abandonou devido a uma rodada. Pouco tempo depois, Mark Webber informou à Red Bull que o Kers não estava mais funcionando e, por isso, Alonso começou a se aproximar perigosamente.

Na volta 48 não teve jeito. O espanhol conseguiu a ultrapassagem na reta oposta para assumir a segunda colocação. A partir daí, o bicampeão se viu em uma encruzilhada, já que Vettel detinha uma vantagem de 10s na liderança, mas logo surgiu uma esperança. Algumas faíscas começaram a sair do carro do alemão, evidenciando algum problema com o assoalho.

Será que a sorte de Alonso atacaria novamente em um eventual abandono de Vettel? Não dessa vez. Mesmo com o problema, o piloto da Red Bull manteve a ponta sem maiores problemas para receber a bandeira quadriculada na frente, enquanto Alonso terminou em segundo com o carro da Ferrari.

A definição pela terceira colocação ficou para as últimas voltas. Por causa do problema no Kers, Webber passou a ser ameaçado por Hamilton. O duelo entre os dois durou até o último giro, mas o australiano conseguiu manter a terceira posição. Jenson Button concluiu em quinto, seguido por Felipe Massa. O brasileiro também precisou se defender de Räikkönen até o fim, mas conseguiu garantir o sexto posto.
 

Alonso comemora segundo posto com Ferrari (Foto: Shell/Getty Images)

Nico Hülkenberg concluiu em oitavo, seguido por Romain Grosjean e Bruno Senna, que somou mais um ponto. O brasileiro, aliás, garantiu o top-10 nos giros finais depois de ultrapassar Nico Rosberg.

A próxima etapa da F1 está marcada para o domingo (4), em Abu Dhabi.

F1, GP da Índia, Buddh, final:

 

Não completaram:
 
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.