Vettel revela que considera deixar F1 “que é mais show e negócio do que esporte” depois de 2020

Sebastian Vettel mostrou sua preocupação com os rumos da F1 com a proximidade da definição do novo pacote de regras e acordos comerciais para 2021. O tetracampeão deixou claro que não vai permanecer “simplesmente por estar na F1” e avisa: a categoria “precisa decidir se quer ser mais entretenimento do que competição”

A F1 tem tudo para ter uma cara completamente nova a partir de 2021. Em termos de regulamento, há muitas discussões sobre as novas diretrizes técnicas e desportivas do esporte dentro de duas temporadas. No aspecto comercial, está em debate a adoção de um teto orçamentário e de uma melhor distribuição da renda entre as equipes para tornar o esporte menos desigual. Contudo, a incerteza sobre o novo perfil da F1 faz com que Sebastian Vettel, tetracampeão mundial, considere sua permanência depois do fim do seu contrato com a Ferrari.
 
Assim como Lewis Hamilton em relação à Mercedes, Vettel tem contrato com a Ferrari até o fim de 2020. O alemão se mostrou preocupado com os rumos da F1, sobretudo com a postura mais agressiva do esporte em relação ao entretenimento. Na visão de Seb, a categoria precisa decidir para qual caminho quer seguir.
Sebastian Vettel reconsidera seu futuro na F1 depois da temporada 2020 (Foto: Beto Issa)

“Muitos dos valores que costumeiramente eram próximos, agora estão apenas parcialmente próximos. A F1 agora é mais um show e negócio do que esporte”, opinou o piloto durante entrevista coletiva neste fim de semana no Bahrein.

 
“Você pode dizer provavelmente a mesma coisa sobre outros esportes, mas talvez em outros esportes isso não é tão filtrado para os atletas como aqui. A F1 precisa decidir se quer ser mais entretenimento do que competição”, alertou o tetracampeão, que pediu clareza sobre os rumos do esporte.
 
“Se dissermos que é um show, que eles tragam o show. Sinto que nós estamos perdendo muito tempo e energia com regras que são muito caras por nada”, criticou.
 
Por fim, Vettel fez uma ressalva sobre seu futuro na F1 e garantiu que vai cumprir o contrato com a Ferrari. No entanto, nada é certo para depois de 2020. “Certamente quero muito correr neste ano e no ano que vem, então não sei o que vai acontecer com o regulamento. Ninguém sabe ainda”, complementou o alemão, garantindo que não vai ficar na F1 “simplesmente por estar”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.