Abalado psicologicamente, Vettel “comete erros de novato”, diz consultor da Red Bull

Helmut Marko é uma das figuras no paddock mais próximas e que, por consequência, mais conhece Sebastian Vettel. O austríaco entende que o tetracampeão sentiu demais a saída da Ferrari: “Ele não é nem perto daquele que conquistou quatro títulos mundiais”

Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de Fórmula 1 e um dos pilotos mais vitoriosos da história da categoria, vive um dos momentos mais complicados e faz uma das piores temporadas na carreira. Dono de 251 GPs disputados, 53 vitórias, 57 poles, 120 pódios e quatro títulos mundiais, o alemão de 33 anos está a caminho de se despedir da Ferrari de forma melancólica. Vettel não larga entre os dez primeiros desde o GP da Inglaterra, no começo de agosto, e, em 13º lugar no Mundial de Pilotos, soma apenas 17 pontos, contra 63 do companheiro de equipe, Charles Leclerc.

Helmut Marko, consultor da Red Bull, é uma das personalidades do paddock da Fórmula 1 mais próximas e que, por consequência, mais conhece Vettel. O ex-piloto e dirigente austríaco, que viu o crescimento de Vettel e sua ascensão ao Olimpo do esporte a motor entre 2010 e 2013, entende que o piloto está bastante abalado. E isso tem ligação direta com a não permanência na Ferrari, que contratou Carlos Sainz para substituí-lo a partir de 2021.

Sebastian Vettel está abalado psicologicamente, diz Helmut Marko (Foto: AFP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Nunca antes ele esteve numa situação como esta. Às vezes, comete erros de novato, que certamente são consequência do seu estado psicológico. Isso mostra o quão importante é manter a cabeça fria e ter uma mentalidade forte nas corridas. No momento, ele não tem nada disso”, declarou o dirigente em entrevista à emissora britânica Sky Sports.

“Sebastian é uma pessoa sensível e, em que pese estar muito tempo competindo na Fórmula 1, a ruptura com a Ferrari é muito difícil para ele. Este não é o Vettel que conhecemos na Red Bull. A versão que vemos de ele não é nem perto do Sebastian que conquistou quatro títulos mundiais”, disse.

“Há muita incerteza, ele comete uma quantidade incomum de erros uma e outra vez. Não se pode negar que ele está, em média, de 0s2 a 0s3 de Leclerc”, avaliou.

Depois de seis temporadas com a Ferrari, Sebastian vai ter a chance de respirar novos ares a partir de 2021. O alemão foi contratado pela Aston Martin, novo nome da Racing Point, e vai ser o futuro companheiro de equipe de Lance Stroll.

Mas Marko se mostrou ressabiado com o futuro de Vettel na equipe de Silverstone. “Quando você escuta que todas as atualizações sempre chegam primeiro a Stroll Jr., e, depois, quando levam três vezes mais atualizações, então dão a Pérez também… Só espero que tratem Vettel de maneira justa”.

“Para a imagem de Lance Stroll, é melhor que ele bata um tetracampeão do mundo”, concluiu. Em outra entrevista, Marko chegou a aconselhar Vettel a tirar um ano sabático na Fórmula 1 ao invés de fechar com a Aston Martin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.